Guida Prático de Manutenção Diária

 

Evite ficar colocando muito a mão dentro do aquário, caso isto seja necessário, lave-as muito bem com água corrente e não use sabão.

A alimentação é algo muito importante para a saúde dos peixes, alimente-os no minimo 2 vezes ao dia, uma de manhã e outra a noite. Lembre-se que o metabolismo dos peixes é maior pela manhã, sendo assim se alimentam melhor.

Evite a super alimentação, coloque poucas quantidades de cada vez e caso eles comam tudo repita a operação.

Coloque plantas naturais no seu aquário, porém a área plantada não podera ser maior que 2/3 da área do solo.

Quando você adiquirir um novo peixe coloque o saco de transporte boiando sobre a água do seu aquário durante 10 minutos e a cada 3 coloque um pouco da água do seu aquário dentro do saquinho do seu novo peixe. Isto tudo é necessario para igualar a temperatura e os aspectos químicos como o P.H.

É aconselhavel que você de um banho rápido no seu novo peixe com algum produto específico como labcon Clean, este banho evitara que doenças entre em seu aquário contaminando o seus peixes. (Maiores detalhes de como usar vide bula do produto).

É importante evitar a colocação de peixes agressivos no seu aquário pois isto podera causar grandes transtornos para você e os outros habitantes. Para saber quais peixes se adaptam bem, verifique a lista de compatibilidade desse site.

A luz devera ficar acessa durante 8 à 12 horas no maximo, um periodo maior podera causar um grande aumento de algas e um desenvolvimento anormal das plantas.

Periódicamente varie o cardápio dos seus peixes com alimentos vivos. Ex: artêmia salina , micro-vermes, dáfnias, larvas de mosquitos, tubifex etc…

Evite a super população do seu aquário, tenha como base 1 peixe pequeno para cada 3 lts, um médio para cada 10 lts e um grande para cada 30 litros. (Ou 1 cm de peixe por litro d’ água).

Coloque peixes limpadores no seu aquário como limpa fundo, coridora e limpa-vidro (1 para cada 10 litros).

O cascalho dolomitico deixa a água alcalina, troncos e restos vegetais deixam ácida. Poriso é importante saber que tipo de peixe o seu aquário possui. (Maiores detalhes consulte o link Tipos de Peixes)

Peixes muito grandes poderão comer os menores, tenha bom senso na hora da compra.

As plantas como os peixes vivem melhor em água cujo o P.H é o mais apropriado para cada tipo de espécie.