Montando um aquário plantado passo a passo

 

Montando um aquário plantado passo a passo

Rony Suzuky é um criador de aquários espetaculares em Londrina-Paraná tendo Ganhado vários prêmios de aquapaisagismo. Vários aquários produzidos por ele podem ser vistos na nossa galeria de plantados.  Ele gentilmente nos cedeu um passo a passo em que mostra a montagem de um aquário de 60cm pelo seu método. Vejamos:

Aquário: 60x30x30cm
Substrato: Húmus de minhoca tratado, laterita, areia de construção peneirada
Filtragem: Nenhum! somente trocas de água de 40% dia sim dia não.
Iluminação: Metade de uma lâmpada fluorescente de 40w da Sylvania Branco Luminoso, de 6500K.
Plantas: Glossostigma elatinoides, Hemianthus micranthemoides, Alternanthera reineckii “Lilacina”, Anubias bartherii “nana”, Microsorium pteropus, Limnophila sessiliflora, Rotala rotundifolia, Didiplis diandra, Heteranthera zosterifolia, Ludwigia inclinata, Hygrophila polysperma “sunset”, Egeria cf. najas, Lilaeopsis brasiliensis
Peixes: 10 Otocinclus affinis, 06 Gymnocorymbus ternetzi
CO2: Difusor Caseiro distribuido por pedra porosa, retirada toda noite.

O aquário, não estranhem os riscos no vidro pois ele era bem antigo…

Húmus de minhoca tratado…

Húmus no aquário…

Espalhando o húmus com uma régua esquadro, ajuda bastante!

Laterita cascalho…

Laterita já espalhado no aquário…

Areia de construção peneirada já espalhada do aquário…

Troncos e pedras… essa eu considero a parte mais importante de um layout! às vezes eu perco horas para colocar um simples tronco ou conjunto de pedras

Eu coloco um pouquinho de água para facilitar o plantio de plantas baixas, eu acho melhor do que plantar sem água…

Glossostigma elatinoides, eu planto elas geralmente com dois nós, mas você pode tanto plantá-las de nó em nó, como com vários nós…

Com o uso de uma pinça, eu planto as Glossos uma a uma…

O aquário com as Glossos já plantadas…

Aqui estou plantando as Lilaeopsis brasiliensis…

Eu gosto de plantar as Lilaeopsis entre as pedras, acho que dá um visual bem legal…

O aquário com as Lilaeopsis e as Glossostigma…

Microsorium pteropus, você pode amarrar ela no tronco ou fixar entre os vãos do tronco (foi o que fiz nesse caso), se não for para colocar no tronco você pode prende-la numa pedra pequena e simplesmente colocar no local desejado, dessa forma não há necessidade de enterrar as raízes o que poderia prejudicar um pouco o desenvolvimento dela…

Anubias nana… nesse caso eu prendi ela em pedras pequenas, pra facilitar um pouco a colocação delas no aquário…

Colocando no aquário…

As Microsorium e as Anubias já colocadas…

As demais plantas que vou utilizar na montagem…

Eu encho o aquário um pouco mais para plantar as plantas mais alto… aqui já está plantado uma parte…

O aquário totalmente plantado…

Após o término do plantio, eu encho o aquário totalmente e retiro as folhas soltas com uma redinha…

O aquário terminado… data da montagem – 20 Outubro 2003

O aquário no dia 10 Novembro 2003

Dia de podar… 17 Dezembro 2003, é claro que eu já havia feito umas podinhas antes desse dia, mas só de algumas plantas que estavam crescendo de forma desordenada! Na verdade, não se deve deixar chegar nesse ponto… o ideal seria fazer a poda antes…

Não fique com dó! Faça a poda! Eu procuro sempre podar na metade da planta, claro que depende de planta pra planta…

O aquário logo após a poda, fica assim mesmo… feio! mas é por pouco tempo…

O resultado da poda!

Já dá pra começar outro aquário…

O aquário com um mês após a poda… 16 Janeiro 2004

Algumas observações a respeito desse passo a passo…

- Esse aquário ficou montado durante seis meses apenas… podia manter muito mais tempo, como qualquer outro aquário plantado!
- As Glossos não ficaram rentes ao chão, elas subiram um pouco, mas dava para deixa-las na frente do aqua tranquilamente…
- As plantas cresceram bem, mas se tivesse mais iluminação com certeza teria sido muito melhor… outra coisa, só fiz esse teste com pouca luz devido à altura do aquário que é bem baixo! se fosse aquário mais alto, essa iluminação provavelmente seria insuficiente…
- Os peixes não sentiram absolutamente nada com as trocas de água intercaladas.
- Provavelmente devido à falta de movimentação da água, volte e meia aparecia uma “nuvem” de infusórios na água, deixando a cor meio turva, mas localizada! ou seja só onde estava a nuvem de infusórios…