Água Deionizada Para que Serve?

 

A Falta de qualidade, excessos de elementos nocivos ao sistema, como Fosfatos, Nitratos, Silicatos e outros fazem que a água do aquário fique com algas, muitas vezes incontrolável. No aquariofilismo marinho é imprescindível o uso de água deionizada, pois nesse sistema a tolerância de certos agentes é muito pequena. Com índices altos a qualidade da água já é drasticamente afetada, com aparecimentos de várias algas. No aquariofilismo doce, parece que também o aquarista esta sendo obrigado a usar água deionizada para eliminar certos agentes tóxicos geradores de algas.
A água deionizada na reposição em um aquário de água doce é um pouco mais complexa do que no marinho, o aquarista deve repor muitos dos elementos, ferro, potássio, e diversos nutrientes e traços que são eliminados na deionização da água, necessárias ao sistema.
Existem no mercado, em lojas especializadas, produtos que servem como repositores , mas nem sempre um único produto consegue inserir todos os elementos necessários. Perdemos alem de sais, elementos traços importantes para manutenção de plantas ornamentais. Muitos destes agentes devem ser inseridos no aquário com cautela e precisão para evitar o desequilíbrio total do sistema. Mas por mais que pareça complexo, vale ainda, dependendo da qualidade da água da torneira, utilizar água deionizada para se livrar de certas elementos geradores de algas que podem acabar com o seu aquário em semanas. Claro que a dica serve principalmente para quem possui aquários de Plantas, onde o controle de algas é muito mais difícil e com retirada mecânica mais complicada.
Já para aquaristas de água salgada, o uso se torna obrigatório na reposição e eventuais trocas parciais. Muitos dos elementos essenciais já são encontrados no sal sintético, na reposição inserimos água evaporada, logo, deverá ser com o mínimo de agentes na água.
Existem Deionizadores diversos no mercado, mas sempre recomendamos os próprios para aquariofilismo, pois os mesmos são projetados para desenvolver o papel necessário. Lojistas vendem água deionizada, para clientes, o que também se torna interessante, ma devemos ter cuidado com a procedência e comprar em lojas de confiança.
O deionizador possui resinas que acabam produzindo uma quantidade determinada de água, após, as resinas devem ser trocadas, pois não são mais eficientes para retirada de todos os agentes previstos na água. A quantidade produzida dependerá de cada deionizador, e também da quantidade de carbonatos da água que será filtrada, isso reflete diretamente no durabilidade da resina iônica do Deionizador. Em média fornece cerca de 600 a 800 litros de água até que se troque ou se carregue novo refil de resina.