Passo a Passo e Dicas de Montagem de Aquario Iwagumi

 

 

 

Olá pessoal, como prometido, hoje venho trazer aqui um passo a passo de como se montar, de forma simples mas eficaz, um belo aquário plantado ao estilo Iwagumi! Este é um guia simples de como montar esse tipo de layout, que apesar de ser a primeira vista um tipo de layout "simples", muitas pessoas o consideram um tanto complicado por vários fatores como a triangulação das pedras, o bom posicionamento das mesmas e um dos fatores MAIS importantes, TER em mãos pedras bonitas e de tamanho ideal para esse tipo de montagem (um dos fatores que considero muito importante), podemos listar vários outros fatores, mas que não vem ao caso aqui, pois este é um guia simples, para as pessoas terem um idéia de como deve ser montado um Iwagumi.

Mas vamos ao que interessa...

Foi utilizada nesta montagem uma cuba de vidro com as seguintes medidas: 120 x 45 x 45 (CxLxA).

E nesta fase colocamos parte do substrato fértil para o aquário, neste caso foi utilizado um substrato fertil industrializado, e para não termos problemas dos nutrientes irem para a coluna dágua, deixamos essa parte fertil bem ao fundo do substrato.

Neste passo é colocar mais um pouco de substrato fertil, mas dessa vez inclinando-o da parte do fundo do layout para a frente, como também foi deixado a parte central do substrato onde vai ser a "ilha" que serão colocadas as pedras.


Aqui o layout foi coberto com uma última camada de substrato escuro, ajudando a isolar a camada fertil e dando um belo aspecto ao layout. Com isso será criado um belo contraste entre o substrato e o conjuto das pedras e plantas do aquário.

Aqui começamos a parte do posicionamento das pedras, sempre comece pela pedra principal (também chamada de "Pedra), tente sempre procurar NÃO deixar a pedra principal muito ao centro do layout, sempre deixe-a um pouco para a esquerda (ponto focal da "Regra de Ouro") ou um pouco deslocada para a direita, neste caso a pedra foi deslocada um pouco para o lado direito.

Agora um nova pedra base para o layout, notem que essa nova pedra NÃO deve ser do mesmo tamanho que a pedra principal, ela deve ficar ao lado da pedra principal, posicionada de uma maneira que as bases das duas pedras fiquem próximas uma da outra mas sem que as mesmas fiquem encostadas, acabando assim com o efeito de profundidade do layout (DICA: deixe essa pedra secundária posicionada um pouco mais a frente da pedra principal para ajudar a criar um bom efeito de profundidade.)

E agora é colocada a terceira pedra do layout do Iwagumi, lembre-se do que foi dito acima das pedras secundárias do layout para um Iwagumi, com um pouco de paciência e muita observação você terá um belo hardscape como abaixo.

A seguir temos um exemplo sobre a triangulação que citei, como podem notar, o hardscape forma um triangulo imaginário (grifado em vermelho), temos outros triangulos secundários e menores, tente encontra-los como o exemplo citado!

Agora uma foto do Harscape finalizado com um fundo preto para termos uma idéia do contraste das pedras com o substrato.

Para este layout estilo Iwagumi, serão utilizadas plantas de crescimento fácil e de porte baixo para médio:
- Hemianthus Callitrichoides ”Cuba”
- Lilaeopsis Novea-Zealandiae
- Echinodorus Tenellus
- Eleocharis Acicularis

Organize todas as plantas, deixando-as separadas por cada tipo, assim fica mais fácil na hora de começar o plantio (DICA: Nunca deixe suas plantas secarem nesse passo da montagem, deixa-as sempre umidecidas borrifando um pouco de água).

De preferência, monte o layout de seu aquário já plantado densamente com várias plantas, isso ajuda a prevenir os surtos de algas que podem acontecer com a sobre de nutrientes (mas isso nunca é 100% garantido se não houver uma manutenção adequada do aquário), injetar uma boa quantidade de CO2 (o máximo aceitavel pelas plantas) e também deixar o fotoperíodo do aquário mais curto nesse período de tempo pode ajudar a combater algum surto de algas até que o mesmo se estabilize totalmente.

Separe as plantas em pequenos grupos quando for planta-las, não plante um grande "tufo" de plantas todas juntas, isso faz com que o seu desenvolvimento seja lento e pode até matar as que podem ficar esmagadas no meio sem pegar iluminação suficiente.

As primeiras que devem ser plantadas são as Hemianthus "Cuba", por serem as plantas que formarão o carpete frontal do layout do aquário e são as menores, plante-as conforme mostram as imagens (DICA: lembre-se de colocar um pouco de água no aquário, isso facilita na hora de fazer o plantio e não se importe se algumas folhas das Hemianthus "Cuba" ficarem enterradas, tendo algumas folhas que peguem iluminação suficiente, com o tempo elas começarão a crescer normalmente):



Agora começando a plantar as Lilaeopsis...


Agora chegou a vez da E. Tennelus, plantando-as por entre e em volta das pedras (tudo isso para valorizar o efeito de profundidade do layout do aquário).

Finalmente, plantamos a E. Acicularis, que deve ser posicionada por trás das pedras e é colocado água dentro do aquário (DICA: ao encher o aquário, encha-o BEM devagar, além de não revirar o substrato e desmontar o seu trabalho, não corremos o perigo de fazer os nutrientes subirem para a coluna dágua).

Especificações do Tanque:
120cm x 45cm x 45cm: 250 litros brutos
Sistema de Filtragem:
1 x Eheim 2028, 1050 l/h aproximadamente.
1 x Koralia no.2, 2300 l/h aproximadamente.
Iluminação:
Arcadia 2 - 2 (total de 4) x 54w HOT5 - 6 horas por dia.
CO2:
Sistema de cilindro pressurizado, 6 bolhas por segundo, cerca de 30ppm+.
Parâmetros da água:
Molhada. :)
Flora:
Hemianthus Callitrichoides ”Cuba”, Lilaeopsis Novea-Zealandiae, Echinodorus Tenellus, Eleocharis Acicularis
Fauna:
Nenhuma no ato da montagem.
TPAs (Trocas Parciais de água):
1 x 50% por semana.

Update do aquário 3 semanas após a montagem. Espéro que tenham gostado deste passo a passo e que ajude a todos na hora de montar um aquário no estilo Iwagumi. Este não é um guia definitivo, existem vários outros tipos de Iwagumi que podemos montar, com vários outros tipos de plantas e também com mais pedras em seu Hardscape. Mesmo assim espero que este guia ajude a resolver as principais dúvidas em relação ao posicionamento e como e onde devem ser plantadas as plantas para esse tipo de layout.


Muito obrigado por sua visita e tendo alguma sugestão, crítica, dica ou pedido, é só entrar em contato que estou à disposição!
Abraços
Fonte: Marcos Ricardo - AquaFloripa