Pular para o conteúdo principal

background 3D

Inspirado em algumas montagens vistas pela internet, resolvi colocar a “mão na massa” e construir meu próprio background 3D para o aquários de ciclídeos e os resultados foram ótimos e bastante animador.
Aos que desejam montar algo do tipo, fiz um “passo a passo” bastante completo e ilustrado para facilitar, vejam:
Material Necessário:
* 8 chapas de isopor de 4cm
* 6 kg de cimento branco sem fungicida
* 1 litro de impermeabilizante veda massa “silaqua” (para concreto e reboco)
* 5 kg de cimento impermeabilizante Imper-água “silaqua”
* 1 tubo de espuma expansiva
* 1 pincel de ½
* 3 caixas de corantes xadrez de 500 gramas em pó (cores verde, marrom e preto)
* 2 tubos de silicone sem fungicida (tamanho grande)
* 1 Kilo de Sal Grosso
Imagem
Ferramentas Necessárias:
* Ferro de solda (cortar os isopor)
* Faca (para moldar)
* Pincel (passar cimento)
Preparo do Cimento e Dicas:
Use uma caneca de cimento branco para uma de cimento impermeabilizante, somados aos corantes para dar cor. Lembre-se de que depois de seco, fica mais claro que o normal, mas quando molhar retorna a cor mais escura (desejada).
Misture bem os cimentos e corantes e depois acrescente uma caneca de areia e um pouco de impermeabilizante liquido. Misture muito bem e começar a se divertir !
No total, apliquei 10 demãos de cimento na parte frontal e ainda pintei o lado traseiro com 6 demãos.
Não colei no aquário, pois entrou bem justo (Não se esqueça de considerar as travas, caso as tenha) e para facilitar, dividi em três placas, pois montar com uma única peça, daria um trabalho enorme e desnecessário.
A emenda foi feita com cimento bem duro e depois de colado, foi aplicado pintura para esconder as marcas.
Passo a Passo Ilustrado:
1)Cortei o isopor na mesma medida do aquário, com sobra de 1 cm
Imagem
Imagem
2)Colei vários pedaços de isopor para poder moldar nas formas desejadas
Imagem
3) Moldar o isopor para que fique natural (tenha muita paciência, pois é difícil)
Imagem
Imagem
Imagem
4) Depois de moldado, comece a pintura com cimento
Imagem
DICA: As primeiras demãos foram bem finas para melhor adesão do cimento no isopor e partir da terceira, aumentei um pouco a quantidade de areia peneirada, na mesma quantidade de cimento.
5) Cada demão deve levar 1 dia para secar bem e a partir na 5 demão, comece a acrescer as cores
Imagem
6) Coloque no aquário (entrou sob pressão)
Imagem
7) Cimentar (pinte) as emendas
Imagem
Resultado Final da pintura das emendas:
Imagem
Imagem
Imagem
8) Pinte tudo novamente para não parecer as emendas
Imagem
9) Comece a acrescentar as cores para dar um ar mais natural
Alguns pontos marrons
Imagem
Cinza escuro (não é preto!)
Imagem
Resultado final da pintura
Imagem
10) Montando o restante do Hardscape
Imagem
Imagem
Imagem
11) Enchendo o aquário
Imagem
12) Já com água, use 1 kg de sal grosso para tirar todas as impurezas e deixe o aquário rodando por aproximadamente 2 horas . Feito isso, faça uma TPA de 80%, arrume os parâmetros e dose o Prime dobrado e ainda se desejar, adicione acelerador biológico para evitar perdas da colônia de bactérias.
Imagem
Imagem
Imagem
13) Já com os peixes , use amônia liquida e dose dupla de acelerador biológico para reforçar o processo. Acompanhe atentamente os parâmetros da água para evitar qualquer problema e sofrimento dos animais.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Espero que tenham gostado e qualquer duvida é só perguntar, faço questão de ajudar e garanto que o resultado é no mínimo excelente !

Postagens mais visitadas deste blog

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, ...

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mud...

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo ...