Olá Pessoal,
Faz alguns meses que estou fazendo esse projeto de LEDs para montar um aquário Plantado. Alguns amigos já viram alguma coisa e sabem quanto tempo levou para eu acabar com esse projeto, a preguiça bateu e só agora foi que tive coragem de terminar. Deu um trabalhão, mais valeu a pena...
Tive que desmontar toda a tampa de um aquário Boyu para fazer a adaptação dos LEDs e Coolers.
Foram:
12 - CREE LED XM-L U2 Cool White.
2 - Dissipadores.
1 - Driver de Corrente Constante 36W - 1A
2 - Coolers para os Dissipadores.
3 - Coolers para esfriar o aquário.
1 - Fonte de 12V e 2A para os Coolers.
2 - Tomadas Fêmeas.
1 - Régua Elétrica.
2 - Garfos.
Fios e Cabo PP.
Aqui estão as fotos...
Tampa toda desmontada para a instalação dos LEDs.
O nosso Amigo Breno veio me ajudar no início desse projeto.
Marcação nos dissipadores e tampa.
Corte da tampa para os Coolers.
Marcação para colar os LEDs no dissipador.
Solda dos fios nos LEDs.
Depois de tudo pronto, onde eu instalei os LEDs, cortei os buracos para os Coolers e fiz toda a instalação elétrica. Visão de cima para o melhor entendimento de como ficou.
O aquário com tudo já pronto, instalado e funcionando.
Visão dos LEDs funcionando.
Instalação das tomadas dentro do móvel para ligar os equipamentos.
Agora eu coloquei a tampa totalmente aberta para ter uma ideia de como ficou a parte de dentro do aquário, dos LEDs e Coolers.
Nessa foto mostro a adaptação que fiz para colocar esse termômetro digital que o amigo Mario me deu.
É isso aí pessoal, finalmente acabei esse projeto. Agora é montar o aquário tentando fazer um bom Layout com um bom Hardscape.
Abraços,
Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, ...