Filtro Deionizador de fácil manutenção

 

Peças :

• 2 Caps 40mm
• 1 Cap 100mm
• 1,5m tubo esgoto PVC 40mm
• 10cm tubo de esgoto PVC 100mm
• Curvar 40mm
• 2 torneiras de filtro (daquelas de rosca)
• 3 braçadeiras (menor tamanho)
• 1 conexão de mangueira com torneira
• Mangueira à gosto
Total R$ 23,47

Material filtrante:

• 1 litro de resina mista não regenerada (Prolife)
• ½ litro de carvão ativado (Prolife)
• Alguns pedaços de manta acrílica (lã, perlon, etc…)
Total de material filtrante = R$ 50,00 (comprei 1lt de carvão)

OBS: O Cap e o tubo de 100mm utilizei para dar um certo acabamento, fazer a base e a sustentação para ficar em pé. Caso não queira utilizá-los, não precisa. A resina mista comprei de um revendedor Prolife aqui em Curitiba. Dei preferência à esta marca e vendedor para não pagar frete. Outro motivo é que ela é nova, não regenerada. Muitos aqui usam a Desmi. Não a conheço, mas estava fuçando no site deles e eles vendem regenerada. Resolvi não arriscar.

Meu passo à passo na montagem:

Primeiramente, é bom você possuir um aparelho de fino acabamento. No meu caso, usei minha micro-retífica, com três pontas: pedra, broca e disco de corte. A ordem aqui é indiferente. Estarei mostrando como fiz, mas você poderá fazer como quiser.

A primeira coisa que fiz foi furar os Caps de 40mm para colocação das torneiras. Fiz o buraco com a broca (na verdade vários buracos até abrir um grande buraco), e depois fiz o acabamento com a ponta de pedra.

Furei o Cap de 100mm para encaixar o Cap de 40mm, utilizando o mesmo processo do furo feito no Cap de 40mm.

Coloquei o Cap de 40mm no Cap de 100mm. Pronto! Temos nossa base!

Aumentei a altura do Cap de 100mm com um pedaço de tubo PVC de 100mm, deixando o Cap uns 2cm mais alto. Vocês já vão entender o porque disso. Dei acabamento no cano com o disco de corte da retífica.

A idéia aqui é colocar uma torneira, como nas foto:

Como esta é a base, abri uma passagem para que a mangueira pudesse passar quando o filtro está de pé.

Pronto! A base está pronta. Agora é necessário fazer a outra ponta do tubo. No outro Cap de 40mm (furado para receber a outra torneira), é colocada a torneira!

Esse Cap é preso na saída do Curvar de 40mm, e este é preso no tubo de PVC de 40mm, como mostra a foto:

Por fim, este tubo é colocado na base.

Finalmente, temos nosso filtro construído:

As mangueiras e a rosca para engatar na torneira são afixadas nas duas saídas do filtro com as braçadeiras:

Pronto! Agora é só colocar o material filtrante e botar para quebrar! No meu caso, o que fiz foi abrir o Curvar, colocar um pouco de lã acrílica, colocar meio litro de carvão ativado, um pouco mais de lã acrílica, 1 litro de resina mista e mais um pouco de lã acrílica. A colocação da lã acrílica antes de cada uma das torneiras é importante, senão você vai perder muito material filtrante pelas saídas. O tubo de 1,5m (na verdade usei 1,4m) dá certinho para esse 1,5lt de material filtrante.

Conclusão:

Não queria fazer um filtro de 2 tubos (ou mais), como muitos fazem. Queria fazer algo que parasse em pé, e pudesse ser colocado dentro de um armário de vassouras, atrás de uma porta ou em uma despensa. Este filtro é alto, mas é compacto se você tiver um lugar adequado para guardá-lo. Em relação à água deionizada, nos testes que fiz, a água saiu completamente deionizada, provando que o filtro funciona perfeitamente

Observações:

Nunca deixe o filtro sem água dentro. Após o uso, feche as duas torneiras de forma que a água fique dentro dele. Assim evitará o ressecamento da resina. Quanto mais devagar a filtragem, melhor será a qualidade da água. O curvar serve para facilitar a troca de material filtrante. Assim não é necessário ficar horas tentando retirar os caps.

por: Luis Renato via Aquahobby