Filtro Modelo Básico e Avançado

Esse é mais fácil ainda, mais barato, só que ocupa um pouco de espaço dentro do aquário.
Material:
Bomba interna tipo Sarlo
Pote de Toddy tamanho grande
Potão de suplemento alimentar
Tubo de pvc que encaixe na bomba
Flange (adaptador que vai na tampa do potão)
Nips rosqueaveis
Saída pra mangueira
Joelho
Pegue cano de PVC e corte deixando maior que o pote de Tody, pra você encaixar a bomba.
De um lado você queima e alarga pra encaixar legal a bomba, usando pra isso aqueles caninhos de filtro biológico (é mais fácil do que usar a bomba de modelo).
Do outro lado você faz uns cortes pra ser onde vai entrar a água.
Vai ficar assim:

Faça um furo na base do pote de Tody pra encaixar o cano de PVC. Deixe a tampa sendo a base primeiro porque fica feio aquela coisa amarela chamando atenção dentro do aquário e segundo porque pra manutenção do filtro é mais fácil abrir a tampa.
Faça vários furos pequenos com a furadeira na lateral do pote de tody, na parte mais alta dele que é por onde vai entrar a água a ser filtrada. Os furos tem que ficar mais alto pois assim a água entra, passa pelo perlon e só então é sugada pela bomba na parte cortada do cano. Introduza a manta acrílica (perlon) enrolando o cano de PVC, ficando assim:

Esse primeiro estágio, o filtro interno mecânico, quando pronto e já com a bomba fica assim:

Depois, a segunda fase do filtro é um pouco mais complexa.
Pra isso, você tem que conectar uma mangueira na saída da bomba submersa, tampando aquela entradinha de ar que tem embaixo com alguma coisa (eu usei um parafusinho), pois se deixar aberta você perde muita potência da bomba.
Essa mangueira enviar a água previamente filtrada ao filtro biológico que é o potão de suplemento alimentar no qual a tampa vai furada pra receber o adaptador flange, o nip rosqueável e a conexão com a mangueira, conforme nesta foto abaixo:

Mais de perto, pra ver exatamente como fica a tampa com o adaptador:

Na base do potão se faz outro furo que por onde vai sair a água que vai pro aquário. Nesse caso, é recomendado que o cano de PVC fique encostado na linha d'agua pra não haver muita turbulência. Este buraco deverá ser do tamanho exato do nip rosqueável e vedado com silicone. No nip, conecta-se o joelho onde vai o cano que joga a água filtrata de volta pro aquário.
Assim vai ficar este filtro biológico funcionando:

Dentro deste potão eu coloquei apenas cacos de telha, que sobraram do meu outro canister.
Concordo se você pensar que é muita coisa, muito trambolho ocupando espaço, mas fica bem fácil de limpar e aqui ficou bem escondido, olhem só:

Ficou atrás das pedras. E fechando-se a tampa, não se vê nada. O mais legal também é que o filtro movimenta a água entre as pedras, sendo desnecessário o UGJ.
Qualquer dúvida é só mandar mensagem.