Filtro p/ Caixa D'Água (Varias Fotos)

Materiais necessários
1 - 1 Galão de 20 litros - (Esses de água mineral azul);
2 - Bio balls - Os troquei por cacos de vela de filtro, que é muito mais eficiente;
3 - 1 pedaço de “tela” ou “rede” - (Aquelas de cor verde que é vendida praticamente em todos as lojas de materiais construção, a textura dela e idêntica a de uma peneira;
4 - Pedaços de pedras - De preferência pesadas para dar estabilidade ao filtro, pois ele vai ficar totalmente submerso na caixa d água;
5 - Perlon – Quanto mais, melhor;
Nota: Os materiais filtrantes vão da escolha de cada um (carvão, cerâmica...), no meu eu só uso o perlon e os bio balls.
6 - Tubinhos – Como eles são muito frágeis eu optei em usar um pedaço de cano, que é bem mais firme e seguro que os tubinhos;
7 - Uma Torre para a fixação dos tubinhos;
E é claro o principal a Bomba de ar – eu utilizo uma bomba submersa da atmam de 1.100 litros/h;
Modo de fazer
Pegue o galão e faça um corte um pouco acima de sua metade abrinduo no meio, do mesmo jeito que aparece na foto.

Para ajudar na circulação da água para dentro do filtro eu também fiz alguns furos na tanta do galão.

Fixe os tubinhos na torre a uma altura que ele passe da boca do galão, como eu já disse eu optei em usar um pedaço de cano, que é bem mais firme e seguro que os tubinhos.

Ordem dos materiais na hora da montagem
Centralize bem a torre no meio do galão, já com os tubinhos encaixados nela ou o cano se preferir.

As (PEDRAS) para dar estabilidade no filtro.
Mas atenção!!! não coloque pedras pequenas ou cascalho no fundo do filtro pois há o risco da bomba entupir e acabar queimando.

A (TELA) para impedir que a bomba sugue os bio balls ou algum pedaço de perlon.

Os (BIO BALLS).
O (PERLON) coloque bastante, é preciso colocá-lo de um jeito que faça com que a água passe por ele sem deixar nenhuma fresta, pois se você deixar a água passara direto pelo perlon e conseqüentemente o filtro não vai funcionar.

Aqui está uma foto dele já pronto só que sem a tampa.

Agora é só fechar a tampa, aperte bem para ela não se soltar.
Depois de fechada e só encher o galão com água limpa ate a boca, e pronto fixe a bomba no cano e é só colocá-lo dentro caixa d água.

Filtro já pronto em funcionamento.

Eu ultilizo esse filtro a cerca de 6 meses e ele só tem me dado alegrias, dentre varios tipos de filtros diferentes que eu experimentei ele foi o que obteve os melhores resultados.
MANUTENÇÃO E LIMPEZA.
No começo deu um trabalhão, só na primeira semana foram 5 limpezas no filtro.
Vou dar um exemplo de um mês fictício
Exemplo:
Dia 01 - Segunda / limpei
Dia 02 -Terça / limpei
Dia 03 - Quarta / limpei
Dia 05 - Sexta / limpei
Dia 07 - Domingo / limpei
Dia 14 - Domingo / limpei
Dia 21 - Domingo / limpei
Dia 28 – Domingo /limpei
Depois disso eu só faço uma limpeza a cada 35 dias.
Para limpar eu faço o seguinte:
Eu removo o filtro da caixa totalmente cheio de água, pois se eu for jogar a água de volta para a caixa a maior parte da sujeira também volta.
A sujeira vai se concentrar toda dentro do galão.
Eu viro o galão no chão e sai uma água muito, mais muito esverdeada mesmo.
Eu removo a tampa do galão e dou uma geral no perlon e etc, volto a montá-lo e coloco água limpa ate a boca do filtro, daí é só colocá-lo de volta na caixa d água.
Na foto abaixo da para se ver a quantidade de sujeira que fica no filtro.

E é isso ai espero que voces gostem.... Very Happy