Pular para o conteúdo principal

 

Lista completa:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Gênero: Cyprinus
Espécie: C. carpio
pH: 6.4 a 7.5
Nome binominal: Cyprinus carpio
Nome comum: Koi (Carpa)

 

Carpa Véu

Carpa Véu

 

Nishkigoi:

Nishkigoi, especificamente, são carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata no Japão e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região que aperfeiçoaram suas características bizarras chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta).

 

Variedades - Nishkigoi

Em 1983 havia 13 variedades definidas oficialmente:
Kōhaku - com padrões vermelhos sobre base branca
Sanke - com padrões vermelhos e pretos sobre base branca
Showa - com padrões vermelhos e brancos sobre base preta
Utsurimono - com padrões vermelhos, brancos ou amarelos sobre base preta
Bekko - com padrões pretos sobre base branca, vermelha ou amarela
Asagui/Shusui - um koi com dorso azul e abdômen vermelho, sendo o Shusui, um Asagui doitsu (alemão).
Koromo - originado do cruzamento com um Asagui, apresenta segmentos de escamas azuis
Kawarimono - miscelânea. Carpas pretas, amarelas, cor de chá e verdes
Ogon - com uma única cor sólida, normal ou metálica, nas cores vermelha, laranja, platinada, amarela ou creme.
Hikarimoyomono - com padrões coloridos sobre base metálica e um koi com 2 cores metálicas
Hikari-Utsurimono - um koi resultante do cruzamento do Ogon com Utsuri
Kinguinrin - um koi com escamas cintilantes. Literalmente, escamas douradas prateadas
Tantyo - qualquer koi com um único círculo vermelho em sua testa. Há o Tantyo Kohaku, Tantyo Sanke, Tantyo Showa e outros mais...

 

Na época da reprodução temos as seguintes características:

Machos:
Geralmente são menores e mais esguios que as fêmeas, mais precoces, e podem atingir a maturidade sexual logo no primeiro ano, quando estão com 550 a 700 gramas, apresentam um crescimento anormal das nadadeiras peitorais.
Na direção do ânus desenvolvem pequenas saliências nos opérculos e nas barbatanas peitorais, formando superfícies ásperas e esfregam essas saliências e golpeiam levemente as fêmeas para estimulá-las.
Deve-se utilizar como reprodutores os machos com idade entre 3 e 10 anos.
Manualmente: secretam esperma ao se fazer uma compressão em sua barriga.
Fêmeas:
São mais volumosas e desenvolvidas que os machos.
Seus órgãos genitais ficam muito mais salientes e avermelhados, apresentam aumento do abdômen, devido à produção de ovas.
O abdômen pode estar maior de um lado que do outro, e apresenta-se macio.
Podem desovar já no primeiro ano de vida, quando estão com 900g a 1,2 Kg.
Manualmente: ao serem comprimidas próximo à região anogenital como nos machos, secretam um líquido sanguinolento junto com alguns óvulos.

 

Soragoi

Panda (Brasil)

Koi - Platina

Nomes

Exposições:

No Japão, os criadores de carpas se unem em torno do All Japan Nishikigoi Promotion Association (JNPA) para promover exposições, concursos e leilões de carpas. Por outro lado, os colecionadores particulares se associam em torno do Zen Nippon Airinkai que agenda exposições ao nível internacional.
No Brasil, a Associação Brasileira de Nishikigoi (ABN), fundada em 1978, reúne criadores, expositores e aquariofilistas e vem realizando exposições anuais desde 1980. Assim como no Japão, os aquariofilistas têm sua própria associação, o Brazilian Koi Club.

 

 

 

Nishikigois com pedigree:

A rigor, nishikigois são kois com pedigree.
Um pedigree que vem da premiação ou participação em exposições ou catalogação ou figuração em publicações e revistas especializadas. A genética, no caso, não é muito favorável à sua definição, já que raramente surgem dois exemplares com características idênticas.
Nishikigois de estimação podem ser levados a participar de inúmeras exposições durante sua existência, já que as regras de exposição estabeleceram oito divisões por tamanho, começando pela divisão um que classifica kois de até 18 cm até a divisão oito que classifica kois com mais de 75 cm.

 

Carpa comum:

Entre as carpas comuns (Cyprinus carpio), distingue-se três subespécies segundo o padrão de suas escamas:
Cyprinus Carpio Communis (carpa escamosa);
Cyprinus Carpio Specularis (carpa espelho);
Cyprinus Carpio Coiaceus (carpa couro).
É um peixe teleósteo de coloração cinza prateado, boca pequena, sem dentes verdadeiros, rodeada de barbilhões curtos; alimenta-se de vegetais e outras substâncias.
É ovíparo.
Pode ter até 100 cm de comprimento.
Possui carne de qualidade regular.
Essa espécie de peixe de água doce, originária da China, é muito usada em piscicultura no Velho Mundo, tendo sido introduzida na América do Sul.
Também é muito popular em aquariofilia, vivendo bem em tanques externos e em grupos.

Postagens mais visitadas deste blog

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, ...

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mud...

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo ...