Pular para o conteúdo principal

Móvel para aquário - passo a passo

Montei este móvel em compensado de madeira para um aquário de 80 x 35 x 45, espero que possa auxiliar quem pretende montar seu próprio móvel.

As peças de madeira serão representadas pela letra correspondente para facilitar na explicação da montagem.

Material:

  • Pregos, cola de madeira, lixa de madeira, verniz, thiner, extrato de nogueira para escurecer a madeira;
  • Dobradiça de metro com parafusos(82cm), 4 dobradiças com parafusos para as portas do móvel, dois puxadores e dois fechos-rolete;
  • Madeira:
  • 3 caibros aparelhados de 80,5cm x 7cm x 5cm;
  • 20mm
    (2 x) 50cmx25cm (a);
  • 15mm
    (1 x) 35,5cm x 80,5cm (b);
    (1 x) 37,5cm x 82,5crn (c);
    (1 x) 20,5cm x 80,5cm (d);
    (1 x) 15cm x 80,5cm (e);
    (2 x) 50cm x 25cm (f);
  • 10mm
    (4 x) 21cm x 7cm (g);
    (4 x) 35,5cm x 5cm (h);
    (4 x) 82,5cm x 5cm (i);
    (2 x) 21cm x 36cm (j);
    (1 x) 82,5cm x 12cm (k);
    (2 x) 35,5cm x 12cm (l);
    (1 x) 50cm x 60cm (m);
    (1 x) 82,5cm x 8cm (n).


Antes da montagem eu passei uma camada de extrato de nogueira diluído em thiner para escurecer a madeira, e depois de montar o móvel passei mais uma para igualar a cor das peças, mas não é necessário, o móvel pode ser escurecido apenas no momento da pintura:

Montagem:
Primeiramente montei a base do móvel fazendo um quadro com duas peças (h) e duas (i):

Tampando esse quadro com a peça (c):

A peça maior foi colocada sobre as menores para que os caibros fossem colocados posteriormente abaixo dessa base para que ela suporte o peso do aquário:

A parte superior do móvel foi montada com duas peças (h) e duas (i) pregadas na lateral da peça (b):

Tem o mesmo formato da base, com a diferença da peça maior de madeira, que nesse caso fica entre as menores, a não sobre elas:

O corpo do móvel foi montado com as peças (a) e (f) trabalhando como colunas de sustentação, sendo que as peças (a) que são de 20mm de espessura ficarão pelo lado externo. As peças (a) e (f) são unidas pelas peças (g), um pouco complicado para pregar essa parte, improvisei uma base com os caibros:


Detalhe do que será o corpo do móvel com as "colunas" de 20mm na parte externa:

A peça (m) será a parte traseira do móvel, deverá ser riscada usando as peças das fotos acima como molde, e os pregos deverão ser colocados anteriormente para facilitar no momento de pregar:

Esquema de montagem:




Com o corpo do móvel montado, risque a parte interna da base e coloque os pregos para facilitar:

Colocando o corpo do móvel na base:


Os caibros deverão ser colados e pregados sob a base, sustentarão o móvel:



Da mesma forma que a base foi riscada e pregada no corpo do móvel, a parte superior também deverá ser:


Móvel montado:


As duas peças (l) serão as laterais da tampa, e deverão ser cortadas conforme a foto e desenho:


Pregue de cada lado da peça (e) as partes menores da peça (l):


E na peça acima, pregue a peças (k), formando assim a parte frontal da tampa:


Pregue de cada lado da peça (d) as partes maiores da peça (l):

Na peça acima, pregue a peça (n), formando assim a parte traseira da tampa:


Corpo da tampa montado:

Móvel com a tampa e as portas, passei outra camada de extrato de nogueira diluído em thiner para escurecer mais um pouco a madeira, mas como já disse, não é necessário:

Eis a dobradiça que foi usada na tampa:

Mandei revestir a tampa com fórmica branca por dentro:



Montei a tampa para furar no local exato antes de envernizá-la, evitando o risco de riscar o verniz depois da tampa pronta:


Tampa montada, faltando apenas o verniz:


Usei apoios para prateleira na tampa para mantê-la sobre o aquário:




Dobradiças para as portas:

Para as portas usei as peças de madeira (j). Medi o local onde as dobradiças seriam nas portas colocadas e as coloquei depois de fazer o local para o encaixe:



Usei as portas já com as dobradiças para marcar o local que as dobradiças iriam no móvel, com uma faca fiz o local para o encaixe:


Dobradiças já colocadas nas portas:



Tive um pequeno problema, as portas ficaram um pouco grande depois de colocadas as dobradiças, já era esperado mas não tanto, a solução foi usar grosa, ficou muito bom o resultado:

Fechos rolete para travar as postas fechadas:

Marquei no móvel o local desejado e parafusei, na porta também vai uma peça, foto logo abaixo:

Puxadores para as portas:

Basta furar a porta e colocar os puxadores:


Visão interna do puxador e da outra parte do fecho rolete:

Montado, faltando apenas o verniz:

Móvel envernizado:




Detalhe da tampa sobre o aquário:

Aquário sobre o móvel pronto:


Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O