Plantando Glossostigma elatinoides

 

1) Ramo de glossos com alguns nós. Selecione um ramo que possua nós saudáveis, sem manchas, folhas raquíticas etc. (lógico que só se você tiver quantidade suficiente para poder escolher)

2) Seleção do nó a ser destacado.

3) Destacamento do nó, o ideal é utilizar uma pinça para evitar que a planta seja esmagada pelos dedos. Separe o nó de modo que fique um pedaço do estolho (esse "cabinho" que liga os nós) de cada lado, isso ajuda na fixação inicial até a planta desenvolver raízes. É sempre bom cortar as raízes, deixando-as bem curtas para que elas não fiquem dobradas ao se enterrar a planta.

4) Escolha um bom local para o plantio, de preferência no meio de outros nós, assim você tende a acelerar o desenvolvimento das mudas conforme elas forem crescendo e se encontrando. Segure a planta pela raíz com o auxílio de uma pinça. (As raízes devem estar mais curtas do que a foto aparenta, na verdade as raízes foram cortadas mas ficaram presas na pinça no momento da foto, dando uma falsa impressão.)

5) Enterre a muda, tomando cuidado para não passar do ponto, as folhas devem ficar para fora do substrato e o "cabinho" da folha também, de preferência.

Algumas observações:

  • Uma pinça ajuda BASTANTE nesse tipo de plantio.
  • Um substrato fino é bem mais aconselhável para o plantio de Glossos.
  • Quanto mais mudas e quanto mais próximas elas estiverem, mais rápido deverá ser o desenvolvimento do "carpete".
  • Glossos preferem regiões bem iluminadas, então plante-as em zonas privilegiadas neste aspecto e aguarde que ela avance para zonas com menor luminosidade assim que estiver em pleno desenvolvimento. Se a região tiver luminosidade muito baixa, a planta pode crescer na vertical, em direção à luz.
  • Caso possua um substrato de areia ou cascalho, laterita e um fertilizante inicial ou então com alguns meses de montagem, adicione fertilizantes sólidos regularmente, distribuídos em pontos estratégicos pelo carpete.
  • Não se deve sifonar a região onde as Glossos estão plantadas, apenas aspire a sujeira com o axílio de um sifão a alguns centímetros de distância do carpete. Sifonar essa região danificaria a planta.
  • Se seguir corretamente as instruções desse "passo a passo", logo terá um carpete saudável e vistoso.