Tudo Sobre Abelhinha

Dentro do gênero Brachygobius há diversas espécies chamadas de abelhinha, que vão desde o esquisito B. mekongensis até o B. nunus, o mais comum em nossas lojas. Como a maioria dos peixes de água salgada que também sobrevivem em água doce, o abelhinha requer cuidados especiais. A água deve ser salobra, na proporção de uma colher de sobremesa de sal marinho para 10 litros de água filtrada. A alimentação deve ser caprichada, bloodworms e artêmias, sem descuidar da parte vegetal e sem esquecer da boca diminuta do peixe.
Um hábito dele que chama atenção é o de aderir nos vidros com a ventosa peitoral. Se o aquário for bem plantado, ajudando na ambientação e oferecendo alimento – mordiscadas nas plantas são inevitáveis, o abelhinha preferirá ficar pelas folhas. Geralmente, o abelhinha se espalha pelo aquário. Cada exemplar escolhe um território e é engraçado ver os invasores sendo perseguidos até abandonarem as fronteiras imaginárias.
A temperatura deve ficar em pelo menos 25°C, no inverno não dispense um aquecedor. O ideal para reprodução é levá-la aos 28-30°C. O pH, como se imagina por ser um peixe marinho, deve ficar acima de 7,0, sendo o ideal chegar a 8,0. Esses peixinhos também tomam conta dos ovos, ficando agressivos nessa época. O abelhinha não tem um nível preferencial, pode ser que um escolha uma planta, outro o vidro e quem sabe mesmo uma pedra no fundo do aquário para ficar. Mantenha-o em cardumes, idealmente só com peixes da mesma espécie, e em aquários de no mínimo 50 cm, para uma boa divisão de território.