Alimentação – Um problema ou a solução?

 

A alimentação é um fator tão importante em um aquário quanto a caixa de vidro.
De nada adianta termos o melhor aquário, a melhor iluminação, o melhor filtro se alimentarmos errado. Nada irá dar certo.
Mas nada mesmo!
Muitas vezes, por achar algo muito óbvio, o funcionário da loja não explica como fazer e então cada um faz o que acha certo.
Iniciantes não fazem a menor idéia de como alimentar seus peixes. Alguns acham que é só jogar um pouco de comida no aquário e pronto e outros acreditam que toda vez que os peixes subirem esperando por comida, devem alimentar.
E os problemas começam aí.
90% dos inciantes dá mais comida a seus peixes por dia do que eles seriam capazes de comer em uma semana ou mais.
O resultado disso é que há sobras no aquário e estas propiciarão a propagação de seres patogênicos que provavelmente irão infectar os animais e também degradar a qualidade da água..
Muitas vezes a quantidade de comida que sobra é tão grande que a água apodrece, todos os peixes morrem e o cheiro fica tão ruim que a vizinhança toda fica sabendo que o aquário não deu certo.
Há alguns casos onde o aquarista ouve do funcionário da loja que “é pra dar só um pouquinho”. Esse “só um pouquinho” é muito relativo. Pode ser demais, ou muito pouco, simplesmente porque quem nunca teve um aquário, não tem a menor idéia do quanto o peixe precisa comer para ficar saudável e, portanto, não sabe o que é muito ou pouco. Já vi muitos aquarios de iniciantes com peixes raquíticos.
Em casos menos extremos, encontramos aquários relativamente bem equilibrados, mas que têm algas verdes, limo e problemas de pH ácido (onde não há adição de produtos com esse objetivo ou troncos). Aquários assim são aquários sujos, e essa sujeira pode ser originada pela quantidade excessiva de peixes, filtro insuficiente ou com refil sujo, excesso de comida e má manutenção. Mas muitas pessoas cuidam direitinho de seus aquários e ainda tem o aquário sujo. E a resposta pode estar justamente na qualidade do alimento.
Muita gente que gasta um bom dinheiro nos equipamentos, nos peixes e justamente no mais importante, cisma de querer economizar.
Assim como as rações de cachorro e gato, existem rações Premium, Super Premium e as Econômicas. Todas têm faixas de preço diferentes e sempre há uma razão para isso.
Nos cães que comem ração Super Premium, por exemplo, os resultados obtidos com menor quantidade de ração comparando-se com comidas preparadas ou outras rações, são : Pelo brilhante, mais energia para brincar, menos problemas de saúde e uma velhice mais saudável. Isso porque os ingredientes são balanceados e fortunas são gastas em pesquisas para o desenvolvimento de um produto onde cada ingrediente usado tenha a máxima absorção e se transforme em nutrientes utilizáveis pelo animal, e não desperdiçado nas fezes.
Em aquários, a importância de um alimento de alta digestibilidade é ainda maior que para cães e gatos porque se o alimento não é digerido completamente, ele fica na água e polui o aquário, causando as tais algas, limos e problemas de pH baixo.

Como alimentar?
Não existe uma fórmula. A tendência é que cada aquarista desenvolva seu método de alimentar. Mas existe uma maneira que irá facilitar a vida dos iniciantes. É o método “pitada – espera”.
Imagine um aquário com 50 peixes. Veja, 50 peixes demandam um aquário grande! Você joga uma pitada, pegando o alimento com seus dedos secos e preferencialmente limpos - não simplesmente virando a boca do pote em direção ao aquário, pois isso pode gerar acidentes.
Uma pitada deve ter entre 5 e 6 flocos, aproximadamente.
Aguarde que os peixes comam quase tudo. Quando estiver quase acabando, jogue mais uma pitada. Aguarde novamente até que esteja quase acabando e repita a operação até perceber que o ímpeto de pegar a comida diminui. Note que estou dizendo “diminui” e não “acabe”. Pronto. Seus peixes estão alimentados. Pode repetir a operação mais uma vez no dia e está de bom tamanho.
Se você possui peixes com hábitos de ficar no fundo, como Corydoras, Cascudos entre outros, existem alimentos especiais em forma de pastilhas que afundam e liberam-se aos poucos para que eles também comam.
Nunca espalhe alimento no aquário de forma que ele não fique parecendo baile de carnaval cheio de confetes. Isso fatalmente acarretaria em sobras e desperdício que, como vimos, em um aquário, é terrível.
- Ah tadinhos, mas toda vez que eu passo em frente ao aquário eles vêm me pedir comida!!!
Sim, é um hábito natural dos peixes. Procurar comida é o que eles fazem da vida. Só que na natureza eles gastam muita energia nessa tarefa e essa disponibilidade de alimento em determinados horários e abundante, não existe. Por isso, seu instinto manda buscar o máximo de comida possível o tempo todo e toda vez que você passar em frente ao aquário eles reagem desta forma. É importante que você não os alimente a todo instante.
Outro detalhe importante é que, apenas uma pessoa em sua casa deve ser a responsável pela alimentação. Se todos forem, ou os peixes vão comer demais ou simplesmente não vão comer, pois um pode pensar que o outro já alimentou ou que ainda não alimentou, e os problemas vão aparecer.
Crianças pequenas devem alimentar somente orientadas e supervisionadas pelos pais. O ideal é manter a comida fora do alcance delas.

Com o quê alimentar?
Existem alimentos vivos, patês, alimentos industrializados de boa qualidade, de má qualidade, nacionais, importados, grandes, pequenos, em flocos, em grãos, em bolinhas... Como decidir qual é o melhor para meus peixes e para meu aquário?
O lojista é a melhor fonte de informações que você pode ter para iniciar o processo de alimentação de seus peixes. Mas se esse lojista é o mesmo que não te ensinou a alimentar os peixes, sugiro que busque outras fontes de informação.
A internet é uma outra fonte inesgotável de informações, especialmente foruns de discussões e sites de outros aquaristas mais experientes.
- Ah Sérgio, por que não diz logo qual o melhor alimento e pronto!
Porque há diferentes tipos de peixe com diferentes necessidades nutricionais e cada um pode precisar de alguma coisa diferente.
O que eu posso dizer é que procure variar a dieta dos seus peixes com algum suplemento vegetal e outro animal algumas vezes por semana, além da dieta do dia a dia.
Evite alimentos embalados em potes transparentes pois as vitaminas de qualquer alimento quando expostas à luz, vão para o brejo. Cuidado com alimentos muito baratos, sem rótulos e os embalados pelo próprio lojista. Cuidado redobrado com patês. Estes alimentos podem ser muito bons e econômicos para criadores profissionais, mas são um perigo para os iniciantes. São produzidos empiricamente e não balanceados, possuem baixa digestibilidade, misturam-se a água, sujando-a e causando transtornos.
Na hora de alimentar seus peixes, não busque aquela que for mais barata, mas a que for melhor recomendada pelos aquaristas mais experientes. O custo mensal de alimentação de primeira qualidade para peixes de um aquário de 50 litros, por exemplo, é mais 20 vezes mais barato que o de um cachorro de médio porte. Reflita sobre isso.

Sérgio Gomes

Aquamagazine 2007