Pular para o conteúdo principal

Construir Móvel para Aquário

Este artigo o guiará na construção de um móvel de aquário de forma fácil e prática, além de econômica. Os materiais são baratos, fáceis de encontrar e a montagem é simples. Você só precisa de um mínimo de habilidade manual. !!!Ânimo!!!
Imagem
O material:.
Uma placa de compensado ou aglomerado de 122 x 244 cm com 19 mm de espessura.
15 metros de cinta de bordear adesiva ou casquinha (comprar nesse caso uma lata de 1/4 de cola de contato para fixá-la).
24 parafusos para aglomerado com cabeça escamoteável allen de cerca de 5 cm de largura. Também serve o tipo que usa cabeça de fenda no parafuso.
Uma broca plana para colocar os parafusos de madeira.
Uma chave allen, para aparafusar os parafusos.
4 dobradiças.
24 parafusos de cabeça plana para as dobradiças.
Dois puxadores. Há grande variedade nas lojas de ferragem.
Dois fechos magnéticos para as portas.
Um esquadro, uma chave de fenda e uma plaina. com certeza você tem isso em casa.
Fita adesiva ou crepe, de embalar ou similar.
Um tubo pequeno de silicone.
Uma lata de 1/4 de galão de seladora para madeira.
Uma lata de 1/4 de galão de verniz tipo marítimo para madeira.
Uma furadeira, pincéis, rolo de pintura de espuma, lixas de madeira média e fina.
As peças.
Vamos desenhar uma mesa para um aquário de 130 x 40 cm de base. A mesa aguentará perfeitamente o peso do aquário, estimado em uns 300 quilos. Para aquários maiores deveríamos usar compensados de maior espessura e maior número de folhas (por exemplo de 25 mm), o que aumentará o preço. Todas as medidas que damos são para este aquário, porém pode-se adaptar perfeitamente as medidas ao tamanho do seu projeto.
O primero passo é comprar a madeira. Esta pode ser encontrada em qualquer loja de madeiras como as que existem na Rua do Gasômetro em São Paulo. Necessitaremos uma placa de compensado de 19 mm de espessura, com um tamanho de 122x244 cm. Esta medida é a mais comum, o que reduz o preço e nos permitirá escolher entre uma ampla variedade de padrões e texturas (por exemplo revestida de cerejeira, pau marfim ou mogno).
Imagem
No mesmo local onde comprar as placas poderão cortá-la nas medidas necessárias (A loja Peg & Faça faz este serviço, com uma pequena diferença de preço do que se você comprar apenas a madeira, mas vale a pena). Imprimir o esquema de corte que fornecemos facilitará o processo. Não se esqueça de etiquetar as peças, pois poupará bastante trabalho.
Agora devemos preparar as bordas. Se comercializa fita de bordear de melanina e de PVC, sendo este último bastante mais caro. Também podemos usar a casquinha que consiste numa fina folha da mesma madeira do revestimento, que porém deve ser cortada em tiras um pouco mais larga do que o compensado (neste caso com cerca de 3 cm), usando um estilete e coladas com cola de sapateiro. Depois de bem seca, usamos o estilete para aparar as sobras e fazemos o acabamento com lixa média para madeira.
Veja o esquema para saber que bordas deve revestir e quais não. Há algumas bordas, marcadas como opcionais, pois estas somente são visíveis se se abre o móvel. Para realizar esta tarefa teremos duas alternativas:
Pedir que nos façam o serviço em um marceneiro. Usam uma máquina para isso, que dá um acabamento perfeito. É uma opção um pouco mais cara, porém se você não é muito hábil e nunca fez isso antes é o mais recomendável.
Comprar você mesmo a borda, e ir colando-a. Depois se cortam as rebarbas com um estilete. É um processo muito chato, e que terá que realizar com muito cuidado. Com esta opção nós economizamos algum dinheiro.
Montagem
Uma vez que tenhamos todas as peças acabadas e lixadas, é o momento de começar a montagem. Para isso pegar as peças e encaixá-las segundo o esquema. Use a fita adesiva para segurar as madeiras na posição. Não aparafusá-las ainda. Este processo servirá para ver como vai ficar o móvel, e para percebermos possíveis erros.
Note que a placa superior e a inferior são 1 cm maiores nas bordas do que a placa central. Isto é assim para dificultar a entrada de umidade.
Agora que já verificamos o encaixe das peças, devemos dar o acabamento, passando uma camada de seladora, lixando e passando outra camada e lixando novamente, comece com uma lixa média e termine de lixar com uma bem fina (esta parte é bem chata e faz uma poeira danada, faça o serviço fora de casa para não arrumar encrenca com a patroa).
Quando tudo estiver bem liso, então começamos a furação, utilizando a broca chata para madeira (isto deve ser feito com muita calma e precisão, treine um pouco em alguns retalhos de madeira e não esqueça de proteger os olhos e as mãos). passamos duas demãos de verniz marítimo, seguindo as instruções da embalagem. Deixamos secar bem por pelo menos 48 horas. Uma vez feito o encaixe colocamos o parafuso. Depois passamos à montagem em si:
Para montar a mesa usaremos este esquema e seguiremos a seguinte ordem.
• Peça C1 com D1
• Peça C2 com D2
• Peça C1 com B
• Peça C2 com B
• Peças B, C1, C2, D1, D2 com A2. Lembre-se de deixar espaço para as portas (E1 e E2).
• Peças B, C1, C2, D1, D2 com A1.
• Colocar a Peça F
• Por as dobradiças nas Peças C1 e C2
• Colocar as portas (Peças E1 e E2). Estas são ligeiramente mais pequenas para evitar que raspem. De qualquer forma deverão ser ajustadas com cuidado.
• Colocar os puxadores e os fechos magnéticos nas portas.
Por fim temos de vedar com bastante silicone as cabeças de todos os parafusos. Isto impedirá que entre humidade dentro dos compensados. Aconselhamos o uso de uma placa de isopor entre a parte de baixo da mesa e o chão, para igualar os desníveis do piso e distribuir a pressão por igual (isopor de 10 mm de espessura).
Colocação
Já temos nosso móvel pronto. Agora só falta colocá-lo no lugar definitivo e pôr o aquário em cima, com outra placa de isopor de 10 mm intercalada.Lembre-se que para mover o aquário este deverá estar completamente vazio.
Nosso aquário seguramente terá um filtro externo, bomba de ar, etc... Para passar todos os cabos e tubos necessários podemos fazer um orifício na parte posterior e assim dissimular todos os mecanismos no interior do armário. Também podemos pôr dentro uma pequena prateleira, para assim poder guardar todos os utensílios do aquário.
Imagem

Marcelo Mello Ramos
www.amordepeixe.com.br
Veja se existe mais sobre este assunto na nossa seção de "Sites Interessantes" ou nos "Livros Gratuitos" do www.forumamordepeixe.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O