Eliminar ALGAS com H2O2
Como prometido passo a divulgar qual é o tal liquido "secreto" que usei e uso há já bastante tempo para eliminar uma grande percentagem das algas dos meus aquários.

Devidamente utilizado e sem exageros, o H2O2 (Água oxigenada) é dos produtos de maior eficácia no combate ás algas que aparecem nos aquários plantados. Não serve para todo tipo de algas, mas abrange 80% como o caso de: BBA, BGA, Cladophora, Diatoms, Brown Algae, Hair, Thread, Fuzz, Oedogonium, Rhizoclonium e Staghorn.

Para melhor identificação das algas ver o seguinte site:
http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

Antes que comecem a usar a água oxigenada como um anti-algas e sem critério, colocando em causa o ciclo biológico do aquário, deve-se ter em causa os seguintes factores:

1. A água oxigenada não deve ser doseada na coluna de água como se de um fertilizante ou anti-algas se tratasse, mas sim aplicada localmente nas zonas afectadas.

2. Não exagerar nas aplicações, é preferível ir eliminando as algas por fases e através de várias aplicações semanais do que exagerar numa aplicação diária.
3. Desligar filtros e bombas de circulação que possam provocar qualquer movimentação da aplicação de H2O2.
4. Mudança de 10-25% do volume de água após cada aplicação.

Passo a descrever o passo a passo de como apliquei H2O2 sobre as algas:

1. Desligar filtro e CO2

2. Aplicar muito lentamente o H2O2 sobre a área afectada e o mais próximo possível das algas, usar para esta operação uma seringa com o orifício mais fino que encontrarem.


3. Após aplicação vão notar que a zona afectada fica efervescente e em alguns dos casos as algas começam a libertar-se, passando para a coluna de água. Não se esqueçam de desligar o filtro porque a circulação de água no seu interior pode afectar o ciclo biológico e matar as bactérias nitrificantes.


4. Após aplicação aguardar 10 a 15min para que as algas sejam consumidas pelo H2O2.

5. Aspirar o máximo possível das algas com recurso a um tubo pequeno (O2 ou CO2).


6. Assim que aspirarem as algas devem remover o excedente de O2 que ficou sobre a zona afectada, evitando assim que as plantas se danifiquem com a aplicação de H2O2.



7. Efectuar uma mudança de água 10-25% do volume de água e ligar os filtros.