Iwagumi

Todos estão ficando acostumados ao ver montagens de aquários, principalmente vindo do Japão e da China em geral, com belas formações de pedras e poucas variedades de plantas compondo o layout do aquário como mostra essa bela imagem:


clique na imagem para ampliá-la

Esse estilo de layout do aquário se chama "Iwagumi". A questão é que o iwagumi não é uma técnica nova de se compor o layout de um aquário. O Iwagumi ja é uma técnica bem antiga, mas que é usada em vários jardins japoneses, que vem de tempos antigos (em torno do ano 800 a 1200 na Era Kamakura) em que tudo que é usado na montagem do jardim tem um significado. As plantas que formam moitas, as pedras, as árvores, tudo tem seu próprio significado que, juntando no jardim, tem como resultado uma obra de arte com um contexto profundo e que pode levar anos para chegar ao seu ápice. Muitos jardins são projetados até conforme as estações do ano, com plantas e árvores específicas. O que não ocorre muito comumente nos aquários, onde montamos um hardscape (montagem do substrato + pedras) e depois estudamos os melhores lugares para as plantas.
Uma outra definição para Iwagumi seria:
(do original Sanzon iwagumi)
Sanzon - 3 Buddhas
iwagumi - Formação rochosa
Este seria o conceito básico.
Mais detalhadamente:

Sanzon iwagumi é um conceito de um jardim japones. O que é preciso são 3 rochas. Uma sendo a maior de todas, uma média e uma menor de todas. Você necessita posicionar sua maior rocha de certa maneira utilizando-se a regra de ouro da fotografia e as duas outras rochas menores posicionadas aos lados da maior. A idéia é uma derivação do mito japones de 2 buddhas aprendizes fazendo homenagens ao Grande Buddha.

Mas o foco principal do iwagumi em aquários são as pedras, tendo formas e cores bem estudadas e escolhidas por causa que as formações feitas com as mesmas tem vários significados como listarei na continuação deste artigo amanhã...

Continuando sobre o conceito e maiores explicações sobre o uso do estilo iwagumi no aquarismo, a seguir veremos vários exemplos tanto de estilos diferentes de composição de layouts para aquários se utilizando do iwagumi, como também veremos vários formas diferentes e disposições diferentes das pedras no layout, e conforme a disposição, o significado do mesmo no contexto do iwagumi.

Formações Rochosas da Era Pacífica de Asuka


Jardim do Templo do Castelo

Templo Daikaku da Fonte de Osawa


Templo do cabelo esvoaçante

Formações Rochosas da Era Kamakura


Templo do Oeste

Templo dos Cervos

Residência dos Fukada
Formações Rochosas da Era Muromachi

Dez Mil Templos da Sorte

Residência dos Ogawa

Instituto do Poder do Dragão
Formações Rochosas da Era Momoyama

Instituto da Virtude Circular

Instituto dos Tres Tesouros
Formações Rochosas do Início da Era Edo

Templo Dourado Budista Zen do Sul


Grande Templo Takashi

Formações Rochosas do Final da Era Edo


Templo Soukoku Fundador do Salão da Dominação



Residência dos Ozaki

Templo da Cascata do Vale



Jardim do Céu


Templo Tokai da Herança do Estranho Coração

Bem, como todos podem ver, existem muitas formas e significados diferentes que podem user usadas para compor um layout em iwagumi para aquários. Mesmo as pedras sendo o ponto central do layout, não se esqueça que uma boa combinação de plantas (geralmente plantas baixas e pequenas moitas / musgos) dão o toque final para esse estilo de layout que transmite tanta beleza e calmaria aos olhos de seu público.