Lista de Peixes

Note que todos os peixes são diferentes uns dos outros. Agressivo ou não todos precisam de cuidados do criador, e o criador tem que ser antes de mais nada um observador.

Os peixes podem ter comportamento dos mais variados. Tem aqueles que passam o dia todo parado e só saem a noite, tem aqueles que precisam de menos oxigênio que os outros... Sendo assim antes de colocar qualquer peixe no aquario procure se informar, pois o melhor caminho para um aquario saúdavel e bonito é a informação...

 

Acará Festivo (Cichlasomafestivum)


Vive bem com bandeiras e discos em aquários bem plantados, sendo originário do Amazonas. Temperatura 22 a 30°C e pH 7,2. Medindo até 15cm.

Acará Disco (Symphysodon sp.)


Peixe majestoso, tímido e sensível, nunca indicado para principiantes.Para aquários grandes. Origem Amazonas. Temperatura 28 a 32°C e pH 6,6

Bandeira (Pterophyllum scalare)


Peixe do Amazonas, dócil e majestoso. Sendo gregário e de comportamento calmo. Temperatura 26° a 30°C e pH 6,6 a 7,4. Gosta de água nova e mole.

Betta (Betta splends)


Peixe de belo colorido, de aquário comunitário, não necessita oxigenador. Originário da Tailândia, resistente e fácil manutenção. Temperatura 23 a 32°C e pH 7,2. Ideal para reprodução 27°C.

Borboleta Strigata (Carnegiella strigata)


Vive na parte superior do aquário, é dócil e  calmo. Deixar o aquário fechado. Originário do Amazonas, sendo gregário. Temperatura 25 a 28°C e pH6,5.

Barbus Aurúlios (Capoeta aurulios)


Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupos de mínimo 8 indivíduos. Originário de Borneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.

Barbus Ouro (Puntius sachsi)


Peixe criado em laboratórios da Ásia. Peixe dócil de nado constante. Pode ser colocado com outros Barbus. Temperatura 22 a 30°C e pH 7,0.Atinge 7cm.

Beijador (Helostoma temmincki)


Peixe que não necessita de oxigenador, de temperamento as vezes agressivo. Origem Índia e Malásia. Temperatura 23 a 30°C e pH 7,0. Atinge 30cm.

Botia Palhaço (Botia macracanthus)


Peixe muito exótico de origem em Borneo e Sumatra. Bom para aquários comunitários e age como limpa fundo. Temperatura 24°C e pH 7,0. Atinge 30cm.

Botia Painted (Botia modesta)


Peixe muito exótico de origem em Boneo e Sumatra. Bom para aquários comunitários e age como  limpa fundo. Temperatura  28°C e pH 6,6. Atinge 10cm.

Boca-de-Fogo (Cichlasoma meeki)


Originário de Yucatan, peixe de belo colorido não indicado para principiantes. Atinge até 15 cm. Colocar com ciclídeos. Temperatura 20 a 28°C e pH 7,2.

Bala Shark (Balantiocheilus melanopterus)


Peixe ativo e pacífico, originário da Tailândia e muito resistente. Boa opção para aquários comunitários. Temperatura 23 a 28°C e pH 7,0. Atinge até 30cm.

Cascudo (Hypostomus plecostomus)


Originário da América do Sul, é um peixe vegetariano que ajuda na manutenção do aquário. Peixe de aquário comunitário. Temperatura 26°C e pH7,0.

Carpa (Cyprinus carpio)


Peixe de origem na China, é boa opção para tanques. Sendo o peixe de maior longevidade e muito resistente. Temperatura 19°C e pH7,6.

Colisa (Colisa lalia)


Muito pacífico, sem necessidade oxigenador. Sendo macho mais colorido. Origem Índia. Temperatura 26 a 30°C e pH6,8 a 7,4. Boa opção para comunitários

Conchônio (Puntius conchonius)

Originário da Índia,é de nado alegre e constante. Macho mais colorido e menor. Ideal ser colocado em grupos. Chega a 14cm. Temperatura28°C e pH 7,2.

Coridora Albina (Corydora aenus)


Excelente limpa fundo, dócil e agitada. Podem ser colocadas em grupos. Originária da América do Sul. Temperatura 24°C e pH 7,2 a 7,4, medindo até 7cm.

Coridora Paleatus (Corydora paleatus)

Excelente limpa fundo, dócil e agitada. Podem ser colocadas em grupos. Originária da América do Sul. Temperatura 24 a 28°C e pH 7,2 a 7,4, medindo até 8cm

Cruzeiro do Sul (Hemiodopsis goeldii)


Muito dócil e de nado constante. Sendo de origem no Brasil, pode ser colocado em aquários comunitários. Temperatura 24°C e pH 7,0.

Dânio (Danio aequipinnatus)


Peixe de nado muito rápido e resistente. Vive em pequenos grupos atingindo até 12cm. Temperatura 22 a 28°C e pH6,8 a 7,4

Dojo (Misgurnus anguillicaudatus)

De origem asiática, ajuda na manutenção do aquário. Muito rústico e de comportamento dócil com outros peixes do aquário. Temperatura 26°C e ph 7,2 a 7,4

Espada (Xiphophorus helleri)

Originário do México, tendo o nome "espada" devido ao órgão copulador do macho. Fácil reprodução em aquários. Temperatura26°C e pH 7,0 a 7,2.

Ituí Cavalo (Aptenotus albifrons)


Peixe de hábitos noturnos e as vezes agressivo. Gosta de tocas e  esconderijos. Originário da América do Sul. Temperatura 22 a 28°C e pH6,6. Atinge até 48cm. (Acredite!)

Lábeo Bicolor (Labeo bicolor)


Peixe de origem da Tailândia, tem comportamento meio agressivo com peixes menores. Montar tocas. Temperatura 26 a 28°C e pH 7,2. Atinge até 15 cm.

Lábeo Frenatus (Labeo frenatus)


Peixe de origem da Tailândia, tem comportamento meio agressivo com peixes menores. Montar tocas. Temperatura 26 a 28°C e pH 7,2.Atinge até 12 cm.

Lebiste (Guppy)(Poecilia reticulata)


Peixe originário do Amazonas, Trinidad e Barbados. Fácil reprodução em aquário, atentar ao pH. Macho menor e colorido, pH 7,2 a 7,4 e temperatura 26°C.

Limpa Vidro (Otocinclus affinis)


Vive bem em grupo e aquários comunitários. Ajuda na manutenção do aquário. Se alimenta de algas das pedras e vidro. Temperatura 26°C e pH 7,0.

Mato Grosso (Hyphesobrycon callistus)


Peixe muito dócil e gregário. Ao adaptar-se adquire cor vermelho sangue. Originário do Brasil. Temperatura 24 a 28°C e pH 6,6 a 7,4.

Mexirica (Etropus maculatus)


Peixe dócil de média resistência, que vive bem com peixes de igual tamanho. Originário da Ásia. Ideal aquário com tocas e troncos. Temperatura 25°C e pH8.

Molinésia Preta (Poeclia shenops)


Peixe de fácil reprodução em aquário, ideal com peixes do mesmo tamanho. Origem México. Gosta de aquário bem plantado. Temperatura 28°C e pH 7,2 a 7,4

Neon (Paracheirodon innesi)


Peixe pacífico, gosta de viver em grupo. Originário dos afluentes do Rio Amazonas. Peixe não indicado para principiantes. Temperatura 26 a 28°C e pH6,4

Nigrofasciatus (Puntius nigrofasciatus)


Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupos de mínimo 8 indivíduos. Originário de Borneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.

Olho-de-fogo (Moenkhausia sanctafilomenae)

Peixe dócil e gregário, de fácil adaptação em aquário. Ótima opção com Neons e Tanícts. Originário do Amazonas. Temperatura 26°C e pH 7,0. Atinge 6cm.

Óscar (Astronotus ocellatus)


Peixe de origem na Amazônia, indicado para aquário de grande porte e sozinho. Muito inteligente, conhece o dono. Temperatura 22 a 30°C e pH 7,0. Atinge 35 cm.

Plati (Xiphophorus maculatus)


Peixe originário do México e da Guatemala. Pouco exigentes e muito sociáveis. Fácil reprodução em aquários. Temperatura 20 a 30°C e pH 7,2. Atinge 6cm.

Platidora Costatus (Platidora costatus)


Originário da América do Sul, sendo ótimo faxineiro de aquário e fácil adaptação. Gosta de tocas. Temperatura 25°C e pH 7,0. Atinge até 20cm.

Pratinha (Hemigrammus rodwayi)


Peixe originário do Brasil, resistente, que deve ser colocado em grupos de mínimo 10 indivíduos.Ótimo para aquários comunitários. Temperatura 26°C e pH 7,0.

Paulistinha (Brachydanio rerio)


Peixe ativo e dócil,de nado sempre próximo a superfície, vive bem em grupos e aquários comunitários, originário da Ásia. 28°C e pH7,0, atinge 7cm.

Peixe Vidro (Chanda ranga)


Originário da Índia, é um peixe muito exótico de comportamento pacífico. Manter sempre um grupo de 6 indivíduos. Temperatura 18 a 26°C e pH 7,0. Atinge 6cm.

Rosáceo (Hyphessobrycon socolofi)


Peixe muito dócil e gregário. Ao adaptar-se adiquire cor vermelho sangue. Originário do Brasil. Temperatura 24 a 28°C e pH 6,6 a 7,4.

Sumatra (Capoeta tetrazona)


Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupo de mínimo 8 indivíduos. Originário de Borneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.

Sumatra Verde (Capoeta tetrazona)


Peixe muito ativo e mordiscador que deve ser colocado em grupos de mínimo 8 indivíduos. Originário de Boneo e Sumatra. Temperatura 26°C e pH 7,0.

Taníctis (Tanichthys albonubes)


Peixe de belo colorido e nado alegre, ótima opção com Neon, Mato Grosso e Paulistinha. Origem China. Resistente e dócil. Temperatura 26°C e pH 7,0. Atinge 4cm

Temporalis (Cichlasoma temporalis)


Um dos mais belos cichlídeos, de hábitos territoriais, resistente e de nado calmo. Originário da América do Sul. Temperatura 26°C e pH 6,6. Medindo até 22cm.

Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi)


Originário da América do Sul, é uma ótima opção para aquários comunitários. Rústico e dócil, gosta de aquários bem plantados. Temperatura 26°C e pH6,6.

Tricogáster (Trichogaster tricopterus)


Originário da Ilha de Sumatra, é um peixe que deve ser colocado em grupos de mínimo 5 indivíduos. Muito rústico com até 12cm. Temperatura 26°C e pH 7,0.

Trico-leeri (Trichogaster leeri)


Originário da Tailândia, Borneo e Sumatra, é um dos mais belos peixes ornamentais. Não necessita de oxigenador. Rústico e dócil. Temperatura 26°C e pH 7,0.