Pular para o conteúdo principal

Manutenção em aquário plantado

 

Todos os aquários precisam de manutenção regular, mas aquários plantados necessitam ainda mais. Além de limpar o aquário e fazer mudanças de água, você vai ter que ser um pouco mais cuidadoso durante a limpeza em torno de suas plantas. No seu crescimento as plantas precisam ser aparadas e alguns podem precisar de ser replantada e às vezes, pequenas manchas de algas deverão ser removidos.

manutencao_aquario

Limpeza do vidro

É útil para ser capaz de ver o que fazer durante a limpeza de seu aquário para que eu gostaria de começar por limpar a parte interna do vidro. Existem várias maneiras de fazer isso.  Pet shops e lojas têm uma variedade de itens disponíveis para ajudar com esta limpeza. Esponjas ou cartões plásticos são bons para limpar as algas do vidro dentro de seu aquário. Especialmente um limpador feito de imã, um lado vai no tanque para raspar as algas, enquanto um outro ímã , mantém o ímã de dentro do lado de fora do aquário. Os ímãs são a maneira mais divertida para limpar o vidro. Para áreas de difícil acesso você também pode usar uma navalha mas com cuidado para não riscar.

O exterior do seu aquário pode limpar com produtos feitos especificamente para esse fim como o limpa vidros da “veja”.

Livrar-se da sujeira

Comece retirando as algas visíveis para fora de seu aquário, não se preocupe se tiver que jogar fora um grão de cascalho , juntamente com algumas algas. É certo que existem algumas coisas que você terá dificuldades de retirar, mas tenha apenas certeza de obter a maioria da sujeira retirada.  O objetivo é ter um aquário onde as algas simplesmente não têm a oportunidade de crescer.

Retire as folhas que estão se tornando descoloridos ou desgastadas e limpe todas as partes das plantas soltas que podem ter caído no fundo do aquário. Algumas plantas pequenas, muitas vezes, começam a crescer em áreas que não deveria crescer., elas não tendem a permanecer nos limites que gostaríamos, para isso você vai precisar de puxar para cima e remover ou transplantar de qualquer uma dessas plantas para manter o seu aquário em ordem.

Mantenha o suas plantas podadas

Uma parte muito importante de se manter um aquário plantado é sempre mantê-lo bem podado. É bom ter um aquário cheio exuberante, mas as plantas o acumulo delas pode causar muitos problemas. As plantas estão acostumados a viver em grande espaço ao ar livre onde elas podem espalhar ao redor tanto quanto possível e num aquário há uma quantidade muito limitada de espaço. Muitas plantas também têm uma tendência a querer crescer acima da superfície da água do aquário e na maioria das vezes não é isso que queremos fazer.

Cuidado com o crescimento das plantas mais altas elas podem gerar sombra sobre as outras e causando a morte delas. Partes das plantas pode obstruir os filtros de mantê-los funcionando adequadamente. Portanto, manter suas plantas podadas não é apenas importante para o visual do seu aquário, mas para a própria vida de seus habitantes.

Podando e replantando

Uma grande parte do poda em um aquário plantado normalmente envolvem plantas com colmos. Ao longo do tronco das plantas são áreas onde há apenas caule e poucas áreas onde as folhas e raízes crescem para fora. A pequena área, onde as folhas e raízes crescem para fora são chamados nós.

Num geral deve-se cortar no ponto desejado, imediatamente acima de um nó foliar, replantando a parte superior destacada. Para ver melhor os detalhes clique abaixo para ver o video.

Veja video sobre podas

Limpe o filtro

Desligue o equipamento do aquário e verifique cuidadosamente o equipamento e limpe os filtros, se necessário. Use as recomendações dos fabricantes para a limpeza de filtros e verificação do equipamento. A maioria dos filtros usa algum tipo de método biológico e mecânico para limpar a água do aquário, esponja, filtro e pastilhas todos usados para abrigar bactérias para limpar a água do aquário. Se você substituir totalmente qualquer um dos itens as bactérias que crescem sobre elas serão perdidas. Às vezes é apropriado limpar as partes de seu sistema de filtro, mas em outras vezes eles só precisam de ser substituídas.

Troca Parcial de Água (TPA)

Existem várias maneiras que você pode fazer trocas de água, mas as mais comuns envolvem o uso de algum tipo de mangueira e água por gravidade ou pressão para sugar a água  e em seguida, recarregar o aquário com água doce, utilizando uma mangueira ou baldes.

Você deve fazer mudanças de água regularmente, mas há um amplo leque de sugestões a respeito de quanto e como frequentemente. Para decidir quando e quanto de água para fazer a TPA vai depender do tamanho do seu aquário, quais os tipos de filtragem que você usa, suas plantas e os peixes que você mantem nele. Como regra geral, eu diria que uma ou duas vezes por semana deve ser suficiente. Se o tanque tem problemas e está muito sujo faça uma TPA de 50% da água, mas ee você está fazendo mudanças de água semanais você não precisa mudar mais de 30% da água.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O