O Estilo Iwagumi

Se você pesquisar sobre a origem do Estilo Iwagumi, você irá encontrar um layout criado por Takashi Amano cerca de 30 anos atrás. Era um layout simples, organizando as rochas de rio e plantado apenas Tenellus Echinodorus. De acordo com Takashi Amano, enquanto algumas pessoas não se mostravam muito surpreendidas pelo estilo que ele havia criado através de tentativas e erros até aquele ponto, quando viram esse estilo Iwagumi, ficaram realmente espantadas com sua beleza única e incomum. O estilo Iwagumi  de criação de paisagem não existia naquela época, e ninguém, incluindo o Sr. Mitsuo Yamazaki, o importador do Tenellus E., não tinham todas as informações detalhadas sobre a planta. Este estilo foi realemente uma criação original de Amano que ninguém tinha visto antes. Desde aquele tempo, várias formas do estilo Iwagumi foram apresentadas por Amano e o fascínio pelo estilo Iwagumi só aumentou.

A criação da Nature Aquarium foi também o nascimento do estilo Iwagumi. O estilo Iwagumi pode facilmente ser dividido em alguns estilos.

Estilo 1

Este é um tipo que foi criado com madeira petrificada, uma peça que não é muito usada mais, devido à sua propensão para o aumento da dureza da água, para produzir uma impressão de um altiplano. Este estilo Iwagumi, que foi plantado apenas com Glossostigma, fêz grande sucesso quando publicado em 1991.

Estilo 2

Este é o estilo Sanzon Iwagumi que constitui o fundamento da Iwagumi. A presença marcante de um Oyaishi (pedra principal) domina a impressão do layout. O papel de cada pedra está claramente definido na composição em como Oyaishi, Fukuseki (pedra secundária), e Soeishi (pedra de apoio) são organizadas. Rochas com uma aparência maciça, como Hakkaiseki, são especialmente adequadas para este estilo.

Estilo 3

Este é um estilo em que as rochas do Iwagumi são arranjadas em um padrão radial. Uma vez que as rochas estão dispostas apontando para cima e se espalhando, a forma de suas pontas é especialmente importante. As rochas são organizadas com muita atenção a seus ângulos dando equilíbrio umas as outras rochas.

Estilo 4

Ao contrário dos outros estilos Iwagumi, as rochas estão dispostas na forma de um recife ou horizontalmente. Este cenário é composto com peças de um enorme monolito de solo exposto que dá impressão de grandeza. Um cardume de peixes pequenos e finos dá maior ênfase a vastidão da paisagem.

Estilo 5

Embora a composição do estilo Iwagumi segue o padrão Sanzon Iwagumi do estilo II, uma atmosfera diferente é criada com o uso de areia clara, a areia pode iluminar a paisagem ou adicionar uma sensação de profundidade, dependendo da forma como é colocada. Este estilo também evoca a imagem de um Kare Sansui (estilo de jardim japonês seco), construído com areia branca e rochas.

Estilo 6

Este estilo Iwagumi é considerado em separado por se expressar diferente dos outros, embora ele ainda siga o padrão básico de composição. Os layouts deste estilo são criados com uma grande habilidade na organização das rochas, como uma composição usando um par de rochas principais ou com um arranjo moderno usando Ryuoseki.