Plati
Nome Popular: Plati
Nome Científico: Xiphophorus maculatus
Tamanho adulto: 5 cm
Temperatura da água: 22 – 27º C
PH: 6.8 a 7.5
Características:
São ótimo peixe para iniciantes, bem resistentes, coloridos e de fácil reprodução. O bom é que também são ótimo comedores de algas filamentosas principalmente, além de um ótimo preço.
Alimentação:
Onívoros. Aceitam muito bem uma grande variedade de comidas secas, congeladas e vivas. Ex. Rações, Tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes, enquitréias, minhocas de jardim, patê, etc.
Reprodução:
A reprodução desta espécie é muito recomendável para iniciantes por se reproduzirem muito facilmente. A fêmea gera entre 10 a 150 filhotes, que irão nascer entre 4 ou 6 semanas depois . Após o nascimento os alevinos se desenvolverão rapidamente e sobreviverão mais facilmente se a temperatura for acima de 22 graus e a água for verde (rica em algas verdes), o que requer separar eles para não haver canibalismo. Os machos e fêmeas do plati também podem cruzar com o peixe espada (parente próximo), pois o namoro de ambos é comum e muito similar, dai gerando híbridos bonitos e férteis.