Macrotocinclus affinis
Nome Popular: Limpa-vidro, Otto, Golden otocinclus
Família: Loricariidae
Distribuição: América do Sul (Brasil), encontrado na Bacia Amazônica e parte da Bacia do Paraná
pH: 6.0 – 7.4 dureza: 5 a 15 temperatura: 20º – 28ºC
Tamanho adulto: 5 cm
Sociabilidade: Grupo (Preferem viver em grupos, porém pode ser mantido sozinho), pacífico
Manutenção: Fácil
Zona do aquário: Parte inferior (sempre grudado em plantas, pedras, troncos e vidro)
Aquário mínimo: A partir de 40L com muitas plantas e troncos
Alimentação: Herbívoro – Algas , vegetais (pepino , abobrinha , couve) e ração de fundo. Se alimenta basicamente de algas, porém sua alimentação deve ser complementada com ração de fundo ou vegetal como por pepino, abobrinha ou couve. O complemento com vegetais deve ser realizado pelo fato de que somente as algas não fornecem nutrientes suficientes para a espécie.
Características: Possuem a parte inferior bastante clara e as laterais do corpo apresentam listras horizontais. Vida média de 5 anos. São peixes bastante recomendados para aquários plantados devido a sua excelente capacidade de deixar os vidros e pedras livres de algas (daí a origem do nome). Recomenda-se a colocação de um tronco no aquário para que extraiam fibras que auxiliam sua alimentação. Para verificar se o peixe está bem nutrido, dê uma olhada em seu abdomem, que deve estar arredondado e “cheio”.
Reprodução: O dimorfismo sexual é quase imperceptível, sendo a característica mais marcante o fato das fêmeas serem maiores, mais robustas e mais arredondadas que os machos. Dificilmente se reproduzem em aquários, porém quando acontece a fêmea põe os ovos em plantas, pedras ou mesmo no vidro do aquário, os quais eclodem com aproximadamente 3 ou 4 dias.
Ficha por: Fábio André
Foto(s): Fabio André, André Luiz Café
Colaboradores: Edson Rechi