Pular para o conteúdo principal

Pterophyllum scalare Acará Bandeira

 

Nome: Pterophyllum scalare
Comp
Aqua
pH
Temp

Origem: Bacia Amazônica
15 cm
100 L
7.0
26°C

 

 

acara_bandeira_01 acara_bandeira_02 acara_bandeira_03 acara_bandeira_04 file_75_56

Nome Popular: Acará Bandeira
Nome Científico: Pterophyllum scalare
Tamanho adulto: 15 cm
Temperatura da água:
24 – 28º C
PH
: 6.8 a 7.5

Características:

Para os aquariofilistas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce. O gênero Pterophylum foi descrito por Heckel em 1840. Seu gênero Pterophylum é dividido em quatro espécies conhecidas: P. scalare (o bandeira popular),P. altum ( originário da bacia amazônica colombiana, possui o corpo mais achatado e alto, é exportado pela cidade de Bogotá para os Estados Unidos, Europa e Japão), e P. dumerilli e P. leopoldi, que são os mais desconhecidos pelo aquarismo mundial.

Em comunidade, o Bandeira é excelente companheiro, evitando ao máximo as brigas e as perseguições. Quando um casal resolve reproduzir, aí sim, se tornam agressivos e territoriais, enfrentando qualquer peixe, por maior que seja, na defesa de seu ninho.

Por ser tão pacífico, o Acara vem sendo criado em cativeiro há muitos e muitos anos e até hoje não perdeu as características mais marcantes do seu suave comportamento.

Alimentação:

Por ser omnívoro aceita qualquer tipo de alimento, seja ele seco ou vivo. Ele pode ser condicionado a um determinado tipo de alimento , porém o mais indicado é que haja uma boa variabilidade em sua dieta. Ele aceita de tudo: alimento industrializado em flocos, alimentos congelados como artemia, bloodworms, e patê de coração de boi com espinafre, cenoura e vitaminas, tubifex desidratado, alimentos vivos como artemias, tubifex, daphineas, larva de mosquito, bloodworms, e outros.

Reprodução:

O Acará Bandeira é um peixe que já está pronto para ser reproduzido quando atinge 12 meses de idade. É um peixe ovíparo. A preparação para a reprodução deve começar quando eles tiverem cerca de 6 meses de idade, quando devem ser colocados vários bandeiras (machos e fêmeas) num aquário e esperar. Depois de algum tempo terão se formado, naturalmente, alguns casais. Separe aquele que vai se reproduzir e coloque-o em um aquário próprio para reprodução (geralmente de 60x40x40), que não deve ter cascalho ou qualquer outro substrato. Para a colocação de ovos, os Bandeiras preferem folhas de plantas, entretanto, eles podem escolher outros lugares (vidro do aquário, cano de pvc…). Os pais devem ficar junto com os ovos e, posteriormente, junto com os filhotes. O sinal mais evidente de que o acasalamento está prestes a ocorrer é: o casal fica limpando uma determinada região. Nesta região os ovos serão colocados.

O Acará Bandeira amazônico é um dos peixes mais populares de todos os tempos. É quase impossível encontrar um aquarista que não tenha mantido pelo menos um. A falta de coloração brilhante do Bandeira é compensada pelo seu exclusivo e lindo conjunto de barbatanas, e pela variedade de padrões que foram desenvolvidos ao longo de muitas décadas de cruzamento seletivo.

Tamanho Peso / idade
Max comprimento: 7,5 cm SL macho / indeterminado; (Ref. 36377)


Ambiente

Bentopelágico; Água Doce; faixa de pH: 6,0-8,0; intervalo dH: 5-13
Clima Intervalo: Tropical, 24 ° C - 30 ° C (Ref. 40602); 6 ° N - 10 ° S, 78 ° W - 51 ° W
Distribuição
América do Sul: bacia do rio Amazonas, no Peru, Colômbia e Brasil, ao longo do Ucayali, Solimões e Amazonas, os rios do Amapá (Brasil), Rio Oiapoque na Guiana Francesa; rio Essequibo na Guiana.

Breve descrição
Corpo comprimido e em forma de disco; dorsal e anal raios espinhosos aumento no comprimento do anterior com a parte posterior da nadadeira; estatura primeiro raios ramificados também muito tempo; a nível da nadadeira anal 1,07-1,29 vezes em SL, corpo prateado com cores escuras vertical barras (7 em juvenis, 4 no adulto) (Ref. 35237).
Biologia Glossário (p.ex. epibenthic)
Habitam ou inundados, pântanos terreno onde a vegetação aquática e ribeirinha são densas e as águas são claras ou lodoso. Sua cor é mais profundo em águas claras (Ref. 35237). Um dos mais populares de todos os peixes do aquário tropical. comprimento máximo de 15 cm TL (Ref. 7020). Aquário manutenção: em grupos de 5 ou mais pessoas; manter pares em pequenos tanques para reprodução, tamanho de aquário mínimo de 100 cm (Ref. 51539).

Conteúdo retirado do site http://www.fishbase.org

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O