Escrito por Magáli Otaki

 

Criar um aquapaisagismo utilizando substrato com duas cores é muito simples. Basta ter criatividade e alguns materiais bem caseiros.

A Montagem do Substrato

Para dar o efeito substrato de duas cores utilizei os seguintes materiais:

  • AquaSoil Amazônia, que é o substrato escuro usado para esta montagem;
  • Areia fina clara do tipo Bright Sand, uma areia de cor clara e brilhante;
  • Papel cartão, sendo que quanto mais rígido melhor, pois facilitará no momento em que o substrato será colocado;
  • Pequenas pedras/rochas para serem usadas como escoras e manterem o papel cartão fixo no lugar. Estas devem ser usadas nos dois lados.

Três exemplos de como montar o substrato duas cores:

Figura 1 – Esquema da Montagem
Imaginemos que o quadro acima seja o aquário visto de cima. A linha separando em duas partes é o papel cartão apoiado pelas rochas ou qualquer outro material inerte com certo peso.
Desta maneira poderá ser feito um arranjo em U, como no caso acima, ou em V no quadro abaixo. Isso fica a critério de cada paisagista e de como pretende arranjar sua decoração.

Figura 2 – Efeito V

Ainda podemos utilizar o que chamo de estilo trilha, visto abaixo. Neste caso o procedimento é o mesmo, sendo necessário o uso de mais papel cartão para o segundo preenchimento e mais rochas.

Figura 3 – Efeito trilha
Em minha montagem optei por colocar primeiro o substrato escuro, no estilo rampa, deixando-o na altura desejada. A seguir é o momento do substrato mais claro, colocado da mesma maneira e seguindo a inclinação do substrato da parte posterior.

Figura 4 – Vista lateral do aquário, observe a inclinação do substrato.
Nessa fase é o momento de retirar as rochas. O cuidado para que não haja deslizamentos por baixo do papel cartão é muito importante. Retire-as devagar, primeiro o fundo e já usando alguma ferramenta para dar o toque final no nivelamento. Se puder segure com uma das mãos o papel cartão, pois ajudará muito para que o substrato posterior não escorregue. Da mesma maneira faça com o substrato claro, retirando as rochas devagar e nivelando.
O Paisagismo
Este momento é único, cada trabalho torna-se uma extensão do próprio paisagista, o que ele pretende transmitir em sua montagem, seja por conceitos aprendidos ou simplesmente por ter o que chamamos de “mão boa”. Mas devemos levar em consideração alguns princípios básicos:
1. Disposição do material inerte a ser usado (rochas, troncos) e dar preferência ao uso de materiais de mesma procedência. Por exemplo: rochas de mesma textura e cor;
2. Tamanho do aquário;
3. Plantas que serão utilizadas (atenção para cores, formas e texturas);
4. Peixes que habitarão o aquário. É muito importante este aspecto visto que uma escolha mal feita durante a seleção da fauna pode comprometer a harmonia do layout como um todo.
Seguindo o estilo Nature Aquarium de Takashi Amano, o layout pode ser feito de três formas:

 


1. Layout em U


2. Layout Ilha


3. Layout Triangular

A Montagem na Prática
Aqui apresento minha montagem, um pequeno passo a passo demonstrando na prática como utilizar os materiais indicados para obter o efeito substrato duas cores.
Vale ressaltar que o substrato utilizado no Brasil é perfeitamente viável. Utilizando areia de piscina com coloração escura e outra de tonalidade mais clara o efeito será praticamente o mesmo.


Foto 1 – aquário


Foto 2 – preparação do substrato no aquário


Foto 3 – nivelando substrato


Foto 4 – substrato finalizado


Foto 5 – substrato finalizado - lateral


Foto 6 – definição com materiais inertes


Foto 7 – aquário com as plantas


Foto 8 – aquário finalizado com fundo preto


Foto 9 – aquário finalizado lateral esquerda


Foto 10 – aquário finalizado lateral direita


Foto 11 – aquário frente