Samambaia de Java (Microsorum pteropus)

 

Samambaia de Java (Microsorum pteropus)

 

Nome popular:
Samambaia de Java
Nome científico:
Microsorum pteropus
Família:
Polypodiaceae
Origem:
Sudeste Ásia, especialmente a ilha de Java na Índia
pH:
5,0 ~ 8,0
gH:
9,0 ~ 13,0
Temperatura:
20 ~ 28°C
Posição:
Variável
Tamanho:
15 ~ 30 cm
Iluminação:
Fraca
Substrato:
Não é necessário
Cuidados:
Muito fácil
Reprodução:
Corte do rizoma
Mais informações:

A Microsorum pteropus é uma das plantas mais fáceis de se cultivar. Ela apresenta folhas de até 40cm com base no rizoma, sua coloração é verde-clara. Possui um extenso rizoma com grande número de raízes.

marrom ondea necros a é causada pelo envelhecimento da folha.

Planta de manutenção fácil podendo viver com pouca iluminação, falta de nutriente e CO2, tolerante a mudanças bruscas de pH e GH resistindo até a condições salinas, com temperatura entre 20º a 28ºC. É necessário o cuidado ao administrar injeção de nutrientes, pois em certos casos ela se deteriora em altas temperaturas. Se utilizar iluminação forte é necessário criar ambientes com sombras de outras plantas por exemplo.

Deve ser plantada em troncos e rochas com um fio ou outro material e depois de alguns meses as raízes se envolverão no suporte e o fio poderá ser retirado. Não é aconselhado o plantio no cascalho, mas caso ocorra, lembre-se de manter o rizoma acima da camada de substrato. Apesar de não ser necessitar de fertilização nem CO2, uma boa circulação da água é essencial para um bom crescimento da planta.

Sua reprodução é dada por corte do rizoma, corte uma parte do rizoma mãe e replante em outra área ou remova as plântula em miniatura (plantas adventícias) que periodicamente se formam sobre as folhas velham, podendo replantá-las. Tenha paciência, pois apesar de ser uma planta de cultivo fácil seu crescimento é lento.