Pular para o conteúdo principal

VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO PARA CO2

 

Para a utilização do CO2 contido e pressurizado dentro de um cilindro teremos que utilizar o regulador ajustável de pressão, por ser um dispositivo projetado e feito para ser usado em conjunto com um cilindro com a função de absorver a pressão de choque, e abrir uma pequena válvula mantendo assim o valor da pressão de saída, desta forma ao ser conectado ao cilindro permite que a pressão seja ajustada no nível desejado e mantida em uma unidade constante de trabalho para cada aquário em particular, pois a pressão do dióxido de carbono (CO2) que é fornecido em um cilindro de gás comprimido pressurizado é de aproximadamente 60 BAR (900 psi), dependendo da temperatura ambiente a pressão no cilindro pode variar entre 60 e 70 bar, o que acaba sendo demasiadamente alta para poder manejá-la de maneira segura, por isso é necessário a utilização do regulador de pressão para CO2 no cilindro, desta forma a pressão pode ser reduzida para cerca de 1 BAR (15psi).
Existem diferentes tipos de válvulas reguladoras de pressão de duplo estágio é como se tivéssemos um regulador de pressão em cada estágio como se fossem dois reguladores, tem seu preço mais elevado e é mais difícil de encontrar à venda no mercado esse tipo de regulador, a maioria dos reguladores de pressão no mercado é de um único estágio ou os simples que pode ser usado em qualquer aquário marinho ou de água doce projetado para resistir ao uso regular, uns mais simples e outros mais complexos, prefira os mais robustos e cromados ou fabricado em alumínio, pois apresentam melhor resistência à corrosão caso seja utilizados em aquários marinhos, mas todos com o mesmo objetivo, a redução da pressão do CO2 contido no cilindro.
VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM DUPLO ESTÁGIO



VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM ÚNICO ESTÁGIO


VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO SIMPLES





Muitos reguladores de pressão dispõem de um ou dois ou nenhum medidores os famosos manômetro que podem ser analógicos sendo que um indica a pressão interna do cilindro, e o outro mostra a pressão de trabalho ajustada por meio do parafuso de ajuste, existe também os com fluxômetro.
MANÔMETROS USADOS NA VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO


MODELOS DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM DOIS MANÔMETROS







MODELOS DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM UM MANÔMETRO






MODELO DE VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO COM UM MANÔMETRO E FLUXÔMETRO


MODELOS DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO SEM MANÔMETRO





Geralmente os reguladores de pressão e os cilindros possuem encaixes universais, mas antes de conectar o regulador de pressão no cilindro verifique o tipo de rosca para evitar vazamento do CO2, pois a vários tipos de cilindros como os europeus descartáveis os americanos utilizados em paintball, esses tipos de cilindro precisão de um adaptador, pois possuem válvulas de pino quando conectamos o regulador a eles, o pino imediatamente libera gás em alta pressão para o regulador, os cilindros recarregáveis são os que mais utilizamos aqui no Brasil eles possuem válvulas para abrir e fechar o gás, mas a válvula reguladora de pressão acaba servindo em qualquer cilindro desde que se utilize o adaptador.
ROSCA EM UM CILINDRO DE CO2 EUROPEU DESCARTÁVEL

POSIÇÃO EM QUE A VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO FICA EM UM CILINDRO EUROPEU DESCARTÁVEL

ROSCA EM UM CILINDRO DE CO2 DE PAINTBALL


POSIÇÃO EM QUE A VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO FICA EM UM CILINDRO AMERICANO DE PANINTBALL


ADAPTADOR UTILIZADO EM CILINDROS NA VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO


VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO COM ADAPTADOR


ROSCA EM UM CILINDRO DE CO2 RECARREGÁVEL


POSIÇÃO EM QUE A VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO FICA EM CILINDROS AÇO OU ALUMÍNIO RECAREGÁVEIS



De preferência para comprar um regulador de melhor qualidade, pois muitos reguladores de pressão dedicados ao aquarismo são projetados para serem usados em conjunto com uma válvula de ajuste fino e uma válvula solenóide.
ATENÇÃO! Antes de usar ou instalar a válvula redutora de pressão para CO2 leia e siga todas as sugestões e advertências contidas no manual de instruções, e jamais devemos separar o regulador de pressão de um cilindro de CO2 se ele está sob pressão. Em caso de dúvida, consultar seu fornecedor.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O