Tetra Black Phantom - Hyphessobrycon megalopterus

Nome genérico: Tetra Fantasma Negro, Tetra Black Phantom
Nome científico: Hyphessobrycon megalopterus
Aquário mínimo: 60 L.
Habitat original: América do Sul.
Região: Alto da Bacia do Paraguai e Rio Guaporé
Família: Caracídeos
Ph: 6.0 à 6.6
Temperatura: Tropical de 23º à 28º
GH: 12 - 20 °N
Tamanho máximo: 5 cm
Manutenção: Fácil
Agressividade: Pacífico, porém territorialista.
Alimentação: Onívoro, artêmia salina, branchonetas, tubifex etc.
Características: Os Black Phantom não devem ser mantidos em grupos com menos que 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento.
As disputas por território ou fêmeas são magníficas de se ver, os machos (geralmente os maiores) ficam todos "armados" como os machos de Betta fazem, exibem suas cores e nadadeiras no máximo esplendor possível.
As fêmeas também apresentam cores bem fortes em época de reprodução e não são nem um pouco "tímidas", escolhem um macho e ficam se exibindo para ele por horas a fio. Possuo um cardume de 10 machos e 2 fêmeas em um aquário só para eles, o comportamento é incrível, formam cardumes coesos e nadam o tempo todo pelo aquário inspecionando cada centímetro do território. Definitivamente são ótimos peixes para aquários densamente plantados.
Apesar de serem peixes territoriais apenas com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos. Em aquários comunitários dificilmente chegam a atacar / estressar outros peixes. O mais comum é ver os machos disputando entre si a hierarquia do grupo.
Reprodução: Ovípara.
Dimorfismo sexual:O macho é escuro que a fêmea, apresenta a nadadeira dorsal maior, todas as nadadeiras são negras. A fêmea possui coloração mais clara, nadadeiras anal, ventral, peitoral e adiposa vermelhas e ventre roliço.
Foto:



Sites Pesquisados:
Diszhal.info - http://diszhal.info/english/characins/en_Megalamphodus_megalopterus.php
Sekaiscaping - http://sekaiscaping.blogspot.com/2009/02/hyphessobrycon-megalopterus.html
Aquarismo Oline - http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1683:hyphessobrycon-megalopterus&catid=231:peixes-de-cardume-tetras-rasboras-danios&Itemid=52
Evolution Scaping – http://www.evoscaping.net/evoshop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=22