Tetra Tucano - Tucanoichthys Tucano.

Nome genérico: Tetra Tucano
Nome científico: Tucanoichthys tucano
Aquário mínimo: 30 L.
Habitat original: América do Sul
Região: Bacia do Rio Negro e Rio Uaupés
Família: Caracídeos
Ph: 5.0 a 6.5
Temperatura: Tropical de 24º a 28º
Tamanho máximo: 2 cm
Manutenção: Fácil
Agressividade: Pacífico.
Alimentação: Onívoro.
Características: São peixes cardumeiros e pacíficos, devem ser mantidos em grupos com menos que 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento que é incrível, formam cardumes e nadam o tempo todo pelo aquário inspecionando cada centímetro do território. Definitivamente são ótimos peixes para plantados e melhores ainda para nano-aquários devido ao seu diminuto tamanho.
Por ser extremamente pequeno deve-se evitar companheiros maiores e também é recomendado usar uma ração de granulometria menor ou então que seja esmagada em pedaços menores para caber em sua pequena boca.
O macho é ligeiramente menor, com o ventre mais magro, apresenta uma pequena modificação no primeiro raio da nadadeira anal que se assemelha ao formato de um gancho. Já a fêmea é o contrário, é um pouco maior e possui o ventre volumoso, roliço, principalmente em época de desova.
Reprodução: Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os.
Foto:


Sites Pesquisados:
Todos os créditos dessa pesquisa são de Cinthia Emerich
Sekai Scaping - http://sekaiscaping.blogspot.com/2009/07/tucanoichthys-tucano.html