10 formas de aumentar as vendas com o aquarismo


01. FUNCIONÁRIOS EXCLUSIVOS

Vamos iniciar nosso texto falando de um ponto vital para o sucesso de qualquer loja que se proponha a ter um setor de aquarismo rentável: a necesidade de contratar pessoas que fiquem exclusivamente para o aquarismo. Quando falamos de vender peixes ornamentais, estamos diante de uma necessidade muito específica, pois não é qualquer profissional que possui as habilidades necessárias para cuidar de uma bateria e atender os clientes de forma adequada. O perfil do profissional deste setor é totalmente diferente do restante da loja, pois requer estudo e dedicação total para conhecer as espécies, para realizar as manutenções necessárias, receber mercadorias e até mesmo orientar os clientes.

Não tente aproveitar o mesmo funcionário em mais de uma função. Profissional do setor do aquarismo deve permanecer exclusivamente dedicado e só desta maneira poderemos cobrar resultados.


02. TREINAMENTO CONSTANTE

A cada dia que passa temos novas marcas e técnicas de aquarismo no Brasil, portanto é fundamental que os funcionários sejam treinados com frequência. Os treinamentos e as trocas de informações trazem uma maior confiança para o profissional. É muito difícil alguém vender o que não conhece, principalmente quando falamos de produtos de maior valor agregado, portanto não adianta colocar produtos de primeira linha em sua loja se o seu funcionário não souber exatamente os benefícios de cada produto e as técnicas relativas a eles.


03. VARIEDADE DE PEIXES

Não existe nada mais desanimador do que entrar em uma loja e ver sempre as mesmas espécies de peixes nas baterias. O maior segredo para aumentar a passagem de pessoas em sua loja é manter uma variedade boa de peixes, além de variar sempre! Procure no seu distribuidor de peixes espécies exóticas, peixes que apenas sua loja tem. Muitas lojas ficaram conhecidas por trabalharem com peixes "diferentes".


04. VARIEDADE DE PRODUTOS

Certa vez eu estava em um treinamento fora de São Paulo e conversei com um cliente que reclamava da falta de variedade de produtos. Este cliente saiu bastante insatisfeito e procurou outro local para comprar os produtos que precisava. O motivo citado por ele é mais comum do que se imagina: as lojas que buscam vantagens trabalhando com apenas uma ou duas marcas acabam passando por tendenciosas e perdem seus clientes. Ofereça sempre três ou quatro marcas concorrentes. Dê a seu cliente a possibilidade de escolha. Com certeza a credibilidade da sua loja vai aumentar perante os aquaristas.


05. AQUÁRIOS-VITRINE

Os aquários-vitrine definem exatamente a linha de trabalho e o tipo de produto que sua loja vai vender. É muito difícil vender plantas se você não tiver um aquário plantado em exposição. Também não venderá produtos para aquário marinho se não houver ao menos um aquário marinho em exposição. Aquários-vitrine permitem a venda de diversos produtos e a execução de projetos em casas e escritórios. O principal cuidado que os aquários-vitrine exigem é a manutenção constante, pois têm que estar impecáveis. Aquários-vitrine também facilitam a venda de produtos, pois normalmente o que usamos nestes aquários nós vendemos. O cliente normalmente acredita que se a loja usa é porque é bom.


06. REALIZE EVENTOS

Traga seus clientes para perto: ofereça cursos de aquarismo; organize eventos como distribuição consciente de peixes; encontros de aquarismo e tudo o que for possível para levar as pessoas para dentro de sua loja. Se você possuir espaço físico, crie uma sala com cadeiras e livros de aquarismo. Quanto mais você conseguir se aproximar de seus clientes maior será o giro de sua loja.


07. AUMENTE O VOLUME DE COMPRAS

Procure comprar um volume maior de produtos. Compre por caixas e não por unidades. Quanto maior for o volume, maior a possibilidade de conseguir um melhor preço. É uma questão de organização, pois algumas lojas compram praticamente todos os dias, um erro muito comum. Faça compras apenas uma vez por semana ou a cada quinze dias. Com um bom controle de estoque isto será possível e suas compras serão muito mais inteligentes.


08. IDENTIDADE VISUAL

Quantas vezes você já passou em frente a um pet shop e ficou na dúvida se naquele local eram vendidos produtos para aquarismo? Planeje e execute um bom projeto para a identidade visual de seu pet shop. No letreiro tem que ter desenhos que sugerem o trabalho com aquarismo, como peixes, fundo do mar, etc... Por vezes, além da falta de identidade visual, as baterias ficam no fundo da loja e ninguém vai adivinhar que você trabalha com aquarismo.


09. OFEREÇA SERVIÇOS

Boa parte do faturamento de uma loja pode vir de serviços de manutenção e execução de projetos. Com belos aquários de exposição vamos chamar a atenção e teremos a possibilidade de executar montagens de aquários em casas e escritórios. O aquarismo é em boa parte um serviço antes mesmo de ser um comércio. Mas lembre-se: Antes de iniciar o trabalho com manutenção, contrate funcionários especializados e bem-treinados, pois quem contrata este tipo de serviço espera a perfeição.


10. ORGANIZAÇÃO

A organização como em tudo na vida é fundamental. Uma loja bem organizada vende muito mais, pois os clientes têm facilidade de encontrar o que precisam. Já visitei lojas que, com certeza, não sabem o que têm em estoque. E o que é pior: com certeza esta situação facilita o desvio de produtos. Organize seu estoque, suas gôndolas, rotina de manutenção das baterias, dias de faxina. Monte um cronograma para todas as atividades rotineiras da loja e jamais deixe de fazer balanços, para não comprar produtos desnecessários e assim evitar perdas, pois muitos produtos têm validade.