Pular para o conteúdo principal

"Emerald Dwarf Rasbora" (Microrasbora erythromicron)

 

dwarf emerald rasbora

No entanto o Microrasbora erythromicron é classificado actualmente como um Rásbora este aproxima-se mais de um Danio pelo que a classificação poderá ser alterada.
Photo by Gary Lange.

O emerald dwarf rasbora (Microrasbora erythromicron) é um pequeno peixe.

Tem aproximadamente 2,5 cm em adulto, sendo pouco visível num aquário de uma loja.

Normalmente classificado como sendo do género Microrasbora, esta classificação irá ser alterada, tendo sido descoberto que este se aproxima mais dos Danios que dos Rasboras.

A espécie foi descrita em 1918, e demorou cerca de 60 anos a chegar aos aquários dos hobbistas. Mesmo hoje em dia, não é um peixe comum.

A sua beleza e interessante comportamento faz com que este peixe seja vistoso e funcione num aquário, mas apenas se o conseguir encontrar.

Este é um peixinho laranja/cor-de-rosa com até 15 barras verde esmeralda ao longo do corpo.

Tem uma mancha preta na base da barbatana caudal.

Os machos têm um laranja avermelhado nas suas barbatanas, enquanto as fêmeas têm barbatanas claras e um pouco menos coloridas.
Num ambiente próspero para o peixe, a cor verde esmeralda

Postagens mais visitadas deste blog

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, ...

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mud...

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo ...