Poecilia sphenops
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Molinésia Negra macho
Espécie:
P. sphenops
Poecilia sphenops
(Valenciennes, 1846)[1]
A Molinésia Negra (ou Molinésia Preta) é uma das diversas variedades de molinésias existentes, como indicado pelo seu nome possui o corpo predominantemente na cor preta. Peixe ornamental muito comum no aquarismo possui diferentes conformações corporais originando diversas subdiviões como a molinésia negra balão e a molinésia negra cauda de lyra. São animais vivíparos, sendo a reprodução relativamente fácil com uma gestação com duração de 28 a 40 dias, quando então os filhotes nascem completamente formados[2]. Quando adultos os machos apresentam aproximadamente 6cm e as fêmeas 9cm de comprimento[3].
Habitat
Originárias do México ao norte da Venezuela, são encontradas em rios, lagos e estuários, preferindo zonas litorais de baixas altitudes com temperaturas entre os 20 e os 25ºC. Apresentam elevada resistência a salinidade, o que possibilita encontrá-las em ambientes com uma pequena concentração de sais, como a foz dos rios[4].
Aquário
Molinésia Negra Cauda de Lyra
São peixes pacíficos com outras espécies, ideal para um aquário comunitário, porém podem ser agressivos entre si quando introduzido um número maior de machos[2].
Passam grande parte do tempo a limpar as algas dos vidros e da decoração, devido à necessidade de componentes vegetais na sua alimentação.
No ambiente do aquário o ideal seria manter a temperatura em torno dos 27ºC, apesar da espécie manter uma boa qualidade de vida na faixa de 24°C a 28°C. O pH da água ideal seria entre 7.2 a 7.8 [2], sendo o dH em torno de 10 a 20, desta maneira aconselha-se a adição de uma colher de chá de sal por cada 15l de água no aquário, para tornar o ambiente mais salino, porém deve-se atentar a tolerância das outras éspecies de peixe ao nível de salinidade, em caso de aquário comunitário[5]. Com os cuidados ideais a espécie pode viver até oito anos no aquário[6].
São peixes onívoros, aceitam vários tipos de alimento, desde ração seca, a alimentos vivos, algas e alimentos vegetais são importantes em sua alimentação[7], por isso são muito usadas no controle de algas em aquários plantados[8].