Pular para o conteúdo principal

Poecilia sphenops Molinésia Preta

Poecilia sphenops

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Como ler uma caixa taxonómicaMolinésia Negra

Molinésia Negra macho

Molinésia Negra macho

Classificação científica

Reino:
Animalia

Filo:
Chordata

Classe:
Actinopterygii

Ordem:
Cyprinodontiformes

Família:
Poeciliidae

Género:
Poecilia

Espécie:
P. sphenops

Nome binomial

Poecilia sphenops
(Valenciennes, 1846)[1]

A Molinésia Negra (ou Molinésia Preta) é uma das diversas variedades de molinésias existentes, como indicado pelo seu nome possui o corpo predominantemente na cor preta. Peixe ornamental muito comum no aquarismo possui diferentes conformações corporais originando diversas subdiviões como a molinésia negra balão e a molinésia negra cauda de lyra. São animais vivíparos, sendo a reprodução relativamente fácil com uma gestação com duração de 28 a 40 dias, quando então os filhotes nascem completamente formados[2]. Quando adultos os machos apresentam aproximadamente 6cm e as fêmeas 9cm de comprimento[3].

Habitat

Originárias do México ao norte da Venezuela, são encontradas em rios, lagos e estuários, preferindo zonas litorais de baixas altitudes com temperaturas entre os 20 e os 25ºC. Apresentam elevada resistência a salinidade, o que possibilita encontrá-las em ambientes com uma pequena concentração de sais, como a foz dos rios[4].

Aquário

Molinésia Negra Cauda de Lyra

São peixes pacíficos com outras espécies, ideal para um aquário comunitário, porém podem ser agressivos entre si quando introduzido um número maior de machos[2].

Passam grande parte do tempo a limpar as algas dos vidros e da decoração, devido à necessidade de componentes vegetais na sua alimentação.

No ambiente do aquário o ideal seria manter a temperatura em torno dos 27ºC, apesar da espécie manter uma boa qualidade de vida na faixa de 24°C a 28°C. O pH da água ideal seria entre 7.2 a 7.8 [2], sendo o dH em torno de 10 a 20, desta maneira aconselha-se a adição de uma colher de chá de sal por cada 15l de água no aquário, para tornar o ambiente mais salino, porém deve-se atentar a tolerância das outras éspecies de peixe ao nível de salinidade, em caso de aquário comunitário[5]. Com os cuidados ideais a espécie pode viver até oito anos no aquário[6].

São peixes onívoros, aceitam vários tipos de alimento, desde ração seca, a alimentos vivos, algas e alimentos vegetais são importantes em sua alimentação[7], por isso são muito usadas no controle de algas em aquários plantados[8].

Poecilia_sphenops2 300px-Black_molly1 Heterandria formosa images

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O