Pular para o conteúdo principal

RedCherry Shrimp - Como criar e cuidar [COMPLETO]

 

O red cherry é sem duvida um camarão de fácil criação, por sua capacidade viver em diferentes parâmetros de água doce. Espécie endêmica em Hong Kong e Taiwan.
Em alguns países o cherry é chamado de camarão “invasor” por ser tão prolífero.
A coloração do cherry apareceu após o apuramento do red cherry selvagem,o Neocaridina Heteropoda, sendo que seu aparecimento inicial se deu em Taiwan e devido a grande variedade de peixes e invertebrados que prosperam nessa ilha, os cherrys começaram a ser exportados no ano de 2000.
Ficha
Red Cherry (Neocaridina Denticulata Sinensis)
Reino: Animalia.
Filo: Arthropoda.
Subfilo: Crustacea.
Classe: Malacostraca.
Subclasse: Eumalacostraca.
Superordem: Eucarida.
Ordem: Decapoda.
Subordem: Pleocyemata.
Infraordem: Caridea.
Superfamilia: Atyoidae.
Familia: Atyidae.
Gênero: Neocaridina.
Espécie: Neocaridina Heteropoda.
Parâmetros da água
Aceitam diversos parâmetros da água, sendo o importante, manter um ambiente estável.
PH: 6.8 a 7.6
Dureza da água pode ser variável: 5 a 15
Temperatura entre 20-28 °C, sendo que se por ventura chegar a 30°C, aumentar a oxigenação o máximo possível e o quanto antes.
Podemos utilizar diferentes tipos de cascalho, sendo os mais ideais: areia de filtro de piscina, basalto granulação fina, cascalho de rio fino.
São sensíveis ao uso de medicação e algicidas, sendo que intoleráveis aos que possuem cobre na composição.
Amônia e nitrito zero, condições fundamentais para a saúde dos cherrys.
Abuse dos musgos, cladophoras aegagropila, riccia fluitans, microsoruns e muitos esconderijos com troncos e pedras.

Aquários lowtec são uma boa pedida para os Cherrys
Alguns criadores não aconselham o uso de anúbias pois, suas raízes possuem alguma substância nociva aos filhotes, porém isso é uma hipótese.
Quando há uma troca parcial da água, podemos observar várias “mudas” ou seja, uma troca do exoesqueleto, também importante para o seu crescimento. Nessa fase, o camarão fica mais apático e vulnerável a mudanças bruscas na água, podendo ocasionar a sua morte.
Embora peixes não sejam recomendados no aquario de camarões, é possivel introduzir algumas espécies pequenas de coridoras. É possivél também a introdução de qualquer caramujo.
Alimentação
Aceitam todo tipo de alimento, é um consumidor de algas nato.
Aceitam, artêmias liofilizadas, spirulina, salvínia crua, abobrinha, abóbora, brócolis, cenoura, mini cenoura, couve-flor, couve de bruxelas, ervilha, espinafre, pimentão, pepino, repolho, tomate e rações de peixe de fundo em geral.
Existem no mercado, algumas rações específicas para eles.
Algumas prometem acentuar a cor e não poluem a água pois sua dissolução é bastante lenta.

Filhotes comendo folha de espinafre
Um red cherry saudável se apressa por comer o alimento, chegando a saltar entre seus companheiros. A impressão que temos, é aparência de um formigueiro, neste momento, observamos fêmeas, machos, filhotes minúsculos, todos juntos, disputando o alimento.
Alimentar 1 a 2 vezes ao dia, uma quantidade tal que terminem no maximo em 2 horas.
Não alimentar em demasia, pois prejudica a qualidade da água, causando a morte dos cherrys.
Reprodução

A fêmea Red Cherry é extremamente fértil, um grupo saudável irá multiplicar-se rapidamente, e as fêmeas sempre se mostrarão ovadas.
O tempo de gestação é variável, de 25-40 dias em média. Uma maneira de sabermos que os ovos estão próximos de sua eclosão é pelo aparecimento de um conjunto de olhinhos minúsculos nos ovos dispostos no abdomem da fêmea.

Femea ovada
Outra maneira mais fácil de sabermos, é o aparecimento de um novo selim(sela), localizado na região nucal da fêmea, ainda qdo possui os ovos.

Femea selada
Sexagem
A sexagem dos cherrys é fácil, a fêmea é maior que o macho, coloração vermelha mais intensa, posuindo tbém uma curvatura na região abdominal.

Femea Red Cherry
No macho a coloração é menos acentuada e na região do abdomem é uma linha reta, sem o abaulamento encontrado na fêmea.

Macho Red Cherry
As fêmeas possuem uma sela, que é o nome dado aos ovos nos ovários, localizado na região nucal.
A maioria é na cor amarela, podendo ser verde, tipicamente encontrados nos camarões na forma selvagem.

Red Cherry selvagem
As crias variam em números de 20 a 50 filhotes, nascendo miniaturas dos pais, porém a coloração um rosado transparente. Na segunda semana de vida já estão com a coloração mais intensa. Em 6 meses, já podemos considerá-los adultos. Sua estimativa de vida são 18 meses em média.

Filhotes Red Cherry

Filhote Red Cherry
Comportamento
São animais pacíficos, gostam de conviver em grupos, acima de 6 indivíduos é o aconselhável.

Red Cherrys
As fêmeas quando ovadas se apresentam menos, ou seja, ficam mais escondidas, creio que uma forma de defesa natural de uma mãe que preza por sua cria.
Aclimatação
Recebeu seus camarões? O que fazer?
Embora os invertebrados possam se ajustar a diversos parâmetros, eles precisam sim de um determinado tempo para se adaptar ao novo lar.
Utilize um recipiente plástico com cerca de 2L de volume, despejando todo o conteúdo do saco que contém os camarões. Tome bastante cuidado durante este processo.
Vá acrescentando ao recipiente cerca de ½ copo americano de água do seu aquário, fazendo isto a cada 15 minutos. Observe o comportamento dos camarões durante este procedimento. Eles precisam se mostrar calmos, outro tipo de comportamento, como agitação, mostra que o hobista deve pausar mais tempo antes do próximo acréscimo de água.
Seja paciente.
O procedimento todo deve durar no mínimo 1h30minutos. Após isso, devemos transferir os camarões ao aquário com o auxílio de uma pequena rede.
Boa Sorte, aprecie seus camarões e sua exuberante coloração!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O