A Reprodução dos Peixes ornamentais.

 

Acho que o maior sonho de todo aquarista é a reprodução em cativeiro das espécies criadas por ele, desde o mais simples e prolifero peixe, até aquele que demanda uma maior atenção.
Quando eu iniciei no aquarismo, ficava deslumbrado com a reprodução de Platis, Molinésias, Guppys e outros peixes de fácil reprodução e por isto indicado para iniciantes. Acontece que nunca conseguia criar as ninhadas, sempre perdendo tudo em certo tempo. Hoje sabemos que os filhotes devem ter um tratamento diferenciado dos adultos, como alimentação, qualidade da agua etc.
Os filhotes quando nascem possuem a vesícula vitelinica (saco vitelino) que é o anexo embrionário onde é armazenado substancias nutritivas que garantirão ao peixe seus primeiros nutrientes, após a perda deste "saco" devemos iniciar a alimentação dos peixes com infusórios, naúplios de artêmias e outros alimentos próprios para filhotes por volta do 3º dia de nascimento.
Acontece que muitos iniciantes sem o conhecimento das espécies por ele criada, acabam cometendo os erros que eu cometia como alimentação inadequada e antes do tempo necessário, falta de cuidado com os parâmetros físicos da agua, temperatura, etc. no caso da alimentação, se você ministrar antes do tempo a mesma se acumulará no aquário o que irá causar a deterioração da água e consequentemente a morte de todos os filhotes.
Algumas espécies de peixes constroem ninhos, sejam eles nas pedras, plantas, ou como os Bettas e Colisas ninhos de bolhas, algumas espécies tem o habito de cuidar da ninhada até certo tempo, como os Discos, Bandeiras, Bettas, Ramirezi, etc. outros após a desova se não for retirado a tempo devora todos os ovos ou filhotes, é o caso dos Mato Grosso, Paulistinha e outros tetras.
O ideal é ter um aquário de reprodução, pois você poderá cuidar com mais facilidade, porém se seu peixe desovar no aquário comunitário, não remova os ovos em hipótese alguma, tente retirar ou separar os demais peixes e caso os pais forem de espécie que não cuida dos ovos, separe-os também.
Porque não remover os ovos para outro aquário? Porque a temperatura, PH, DH estarão diferentes e o choque ocasionado com a mudança irá afetar de forma negativa os ovos. No caso de peixes que cuidam dos ovos a melhor maneira de preservar-los é tirando ou separando os outros habitantes para evitar ataques das espécies mais ousadas e proporcionar aos futuros "papais" maior tranquilidade.
Procure saber com quanto tempo os filhotes de cada espécie pode ficar na companhia de seus pais, isto é no caso de peixes que cuidam dos filhotes, a alimentação de filhotes geralmente é feita com infusórios e naúplios de artêmias, porem no mercado existe ração própria para os alevinos(filhotes) que trazem em sua composição a garantia nutricional adequada para eles.
Busque informações com lojistas, em sites especializados e outros aquaristas sobre as espécies que você pretende reproduzir, para ter a garantia de sucesso durante todo o processo e também após ele, pois o maior sucesso do aquarista é ter o domínio durante toda a fase de procriação até a fase adulta, você verá como é legal acompanhar toda a fase de vida de seus peixinhos.