Pular para o conteúdo principal

Vivíparos ou Ovovivíparos?

 

O maior desafio para o aquarista é a reprodução das espécies por ele criadas, normalmente a maioria não se preocupa com isto ou por falta de conhecimento ou por falta de vontade.

A reprodução em cativeiro é algo que todo aquarista deveria tentar, imagine se todos os Acarás Discos fossem capturados na natureza? um peixe que é conhecido a nível mundial, hoje fatalmente estaria em vias de extinção.

Todos nós quando compramos peixes nas lojas especializadas não nos preocupamos com a origem da espécie, sua forma de reprodução etc.sabemos que existem peixes vivíparos e ovovivíparos, mas o que é isto alguém pode estar perguntando,vamos lá.

Os peixes vivíparos são aqueles que os filhotes são gerados dentro do próprio peixe, por exemplo, os Platis, Lebistes, molinésias entre outros, os filhotes assim gerados já nascem aptos para comer, geralmente infusórios, naúplios de artêmias, etc. alguns possuem o "saco vitelino" que é uma bolsa onde está armazenado os nutrientes necessários para os primeiros dias do peixinho, assim que o saco vitelino desaparece, devemos introduzir alimentos para os filhotes.

Os peixes Ovo vivíparos colocam seus ovos no ambiente, os filhotes nascem já aptos para comer pequenos alimentos, peixes desta categoria: Caracídeos, alguns Ciclideos, Acarás, etc.

Alguns destes peixes criam ninhos, outros apenas dispersam seus ovos sem nenhum critério, ainda temos os peixes anuais que colocam seus ovos em poças que secam e quando estão cheias novamente o ovo entra em processo de germinação.

Por este motivo é de suma importância saber qual é o tipo de peixe que você cria e pretende reproduzir, imagine uma grande quantidade de ovos depositados no fundo sendo sugado por uma sifonagem? ou a poda daquela planta cheia de ovos em sua folha? sabemos que nem todos os peixes se reproduzem facilmente em aquários, agora imagine uma espécie rara que desovou em seu aquário e você por falta de conhecimento perdeu a oportunidade de ver gerar uma grande quantidade de filhotes que valem um bom dinheiro!

Devemos sempre que possível, pesquisar quais tipos de peixes pretendemos criar, seus métodos de reprodução, etc. pesquise em fóruns, lojas, outros aquaristas e tente, você pode ser o felizardo em conseguir a reprodução de uma linda e rara espécie de peixe.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O