Pular para o conteúdo principal

Usando Pedras na Montagem do Aquário

As rochas são elementos importantes na montagem da paisagem do aquário, elas além de dar um bom efeito visual, serve ainda para definir os territórios dos peixes além de servir de abrigo para os mais tímidos.

As rochas também servem de esconderijo para os equipamentos que são mantidos dentro do aquário, tais como aquecedor, difusor de CO², etc.

Existem rochas de diversos tipos, texturas, cores e formatos que podem ser colocadas em nosso aquário, algumas podem ser chatas, outras arredondadas, algumas de cor escura, outras claras etc. com este tipo de combinação é possível criar uma decoração interessante e combinar com plantas que deixaram o Layout muito prazeroso de ser visualizado.

Ao escolher as rochas para seu aquário preste atenção na sua composição, ou seja, se ela é calcária, basáltica ou granítica. As rochas calcárias tendem a alcalinizar a água do aquário, por este motivo não servem para serem mantidas em um aquário de tetras, por exemplo.

Quando você estiver montando as rochas em seu aquário, procure observar como a luz irá refletir nela, dependendo da posição você pode criar belos efeitos visuais, alguns aquaristas utilizam montagens com várias rochas colando-as com silicone, isto permite a criação de cavernas e outros esconderijos de forma segura sem o risco de desabamento, outra maneira legal também é a combinação com os troncos.

Para quem mora em cidades onde existem riachos ou rios, é mais fácil conseguir lindas rochas procurando no leito destes locais, você poderá encontrar rochas desgastadas pela ação da água e isto dará um efeito mais natural no seu aquário, só não esqueça de colocar estas rochas em quarentena depois de lava-las muito bem, nunca coloque diretamente no aquário.

Outra maneira legal de se aproveitar a rocha é criar vãos entre elas e nestes locais plantar desde plantas carpetes até outras de médio porte, uma rocha coberta com musgo também fica muito legal, quando estiver andando pelas ruas da sua cidade observe as rochas pelo caminho, tenho certeza que você encontrará muitas peças legais.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo qual

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou p

Reprodução de Acará Bandeira Técnicas e manejo para reprodução de Acará Bandeira

  Quem não se pegou observando um aquário de acará bandeira, observando seu nado como se estivessem pairando na água do aquário? De fato, para os aquaristas, o acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água doce do mundo. Pertencem ao gênero Pterophylum, foi descrito por Heckel em 1840. Hoje podemos encontrar mais de trinta variedades de acará bandeira, que vão desde o negro ao albino. O acará-bandeira pode ser considerado um peixe relativamente grande. É um peixe resistente e não é muito exigente com a qualidade da água, sendo assim indicado para iniciantes do aquarismo. É um peixe que se reproduz com certa facilidade em aquários, bastando seguir alguns parâmetros essenciais como temperatura e pH da água do aquário. Devido a falta de conhecimento dos cuidados necessários, torna-se raro o crescimento completo do bandeira, que pode viver por anos e anos. Formação de casais Devemos adquirir jovens de 3 a 5 cm de comprimento, pois estes logo começarão a formar casais. O