Boa tarde galera!
Eu montei um marinho 8 meses atrás e fiquei nesse de montar ou comprar uma luminária decente pra ele, visto que a que ele tem só tem 9w, é essa abaixo.
Então eu comecei a quebrar a cabeça e pesquisar e logo montei esse projeto de luminária para o aquário. Quero muito a opinião de todos no que pode ser melhorado.
Bom, os leds que vou usar são:
6 LEDs de 3W AZUL
2 LEDS de 10W Branco
Acho que essa configuração é mais do que suficiente para um aquário de 42L.
Segue o link do aquário para darem uma olhada no setup.
viewtopic.php?f=19&t=28779&p=361381#p361381
O projeto será o seguinte:
Essa caixa AZUL não será dessa cor, só fiz nessa cor para detalhar melhor.
Mandei um pedido de orçamento para 5 lojas aqui em Brasilia para montarem essa caixa de acrílico pra mim. Vamos ver quanto sairá.
Vou acrescentar 2 coolers de 8cm para ajudar a dissipar o calor dos leds de 10W. Creio que só o dissipador que vou usar é mais do que o suficiente para os leds de 3w, porém o de 10 vai precisar de uma ajuda.
Vou colocar os LEDs nessa disposição, em 2 trilhos de cortina. Sei que o melhor é utilizar uma placa de dissipador, porém como eu disse são Leds de 3w e os 2 de 10W terão 2 coolers refrigerando. Mas me digam o que acham.
Por fim, depois de colocados dentro da caixa de acrílico vou colocar uma placa de acrílico de 3mm na frente para proteger os LEDs da maresia.
E para firmar a placa em cima do aquário eu pensei em 2 maneiras. A primeira seria adicionando 4 barras de rosca de ferro nas laterias da tampa, e essas barras iriam ficar sobre 4 placas que já tem no aquário. Eu medi e daria um encaixe certinho. E a segunda maneira seria utilizando 2 mãos francesas e pendurando a tampa logo acima do aquário.
Os equipamentos que já tenho são esses:
Além desses falta comprar 2 dimmers.
Eu coloquei os LEDs separados para poder ligar e controlar a intensidade de ambos separadamente.
Eu farei também uma caixa de 40x30x20 de madeira para adicionar os botões de liga/desliga, os diments e o timer que já comprei também.
O que acham do projeto?
Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, ...