Canister FVM com pote de suplemento

Material utilizado os canos e conexões são de 1/2 polegada:

1 pote de suplemento de 5 kilos
1 bomba biopro de 2000 L/H
2 pedaços de 1 metro de pvc de 
2 registros soldaveis
3 cotovelos 1 lado rosca femea outro soldavel
2 cotovelos 1 lado rosca femea outro rosca macho
2 flanges com conector de rosca
2 niples pequenos
1 niple grande que se pode cortar no tamanho que ocupar(poderia ser igual aos outros 2 mas eu só tinha 2 e esse sobrando)
1 prensa cabos
1 conversores de rosca a conexão soldavel
2 cotovelo rosca/rosca
1 niple grande (para a flauta)
1 tampão
1 depaço de eva de 2mm

Ferramentas:
fudadeira
alicate
fita de medir
estilete

Bom tirei fotos de todo processo algumas não estão muito boas mas acho que da para entender.
Primeiro uma foto de todas as peças que utilizei, coloquei mais ou menos na ordem que estariam com todo o filtro ja montado, para esse filtro eu só comprei 2 metros de tudo de pvc de 1/2 polegada, os 2 registros e as 2 flanges o restante eu ja tinha de sobrante de outros projetos, inclusive a parte da flauta de captação e o retorno estava funcionando no meu filtro anterior.
Imagem

Essa é a flange que eu consegui aqui e um pouco diferente das que eu vejo nos projetos que o pessoal faz ai no brasil, ela tem rosca por dentro para conexão de 1/2 e por fora é rosca invertida para prender no pote.
Imagem

O furo na tampa não ficou bem centrada porque quando fiz o furo ela rachou um pouco e por sorte não foi maior que o furo que eu precisava então eu terminei de cortar o furo com um estilete fora do centro para não perder a tampa.
Imagem

A flange já instalada na tampa que vai ser a entrada de água.
Imagem

Pelo lado de dentro ela não tem conexão do outro lado só o furo.
Imagem

Fiz um anel de eva para vedar a tampa.
Imagem

O niple e o adaptador para converter de rosca a soldavel para o cano de pvc.
Imagem

Agora a tampa pronta com a conexão para o tubo que vai conectar na flauta de entrada de agua.
Imagem

A bomba veio con 2 saidas uma que acho que é de 5/16 muito fininha que limita um pouco a vasão da bomba e a outra era um pouco maior que 1/2 então não entrava no furo da flange. 
Imagem

Com a broca fui gastando um pouco o furo.
Imagem

Até poder conectar a bomba.
Imagem

Agora a outra flange para a saida de agua do filtro.
Imagem

A flange já no lugar.
Imagem

O niple e o cotovelo de 1 lado rosca do outro liso para o cano.
Imagem

A saida de agua pronta.
Imagem

O prensa cabo para pasar o cabo da bomba, aqui eu usei um anel de borracha de torneira de filtro de agua por fora e como a porca é pequena eu fiz um anel de eva para colocar por dentro só para asegurar que não teria vazamento.
Imagem

Por fora flange de saida de agua e o prensa cabo no lugar.
Imagem

Por dentro com o prensa cabo e a flange no lugar.
Imagem

O prensa cabo ja no lugar, como o fio da bomba não é liso e tem uma ranhura no meio e em outro projeto ja tinha tido o problema de vazar por cause dessa ranhura eu enrolei um pedaço de teflon fazendo tipo um barbante (esqueci de tirar a foto dessa parte) e coloquei dos 2 lados preenchendo esa ranhura e passei 

teflon por cima.
Imagem

Depois do teflon com uma tira de eva bem apertada enrolei um pouco mais para preencher o espaço que faltava para entrar apertado no prensa cabo.
Imagem

Ficou assim agora é só colocar a porca.
Imagem

E agora já pronto com o prensa cabo terminado.
Imagem

A bomba já no lugar.
Imagem

Já quase terminado. Levei pro tanque para testar que não tivesse vasamento mas essa parte esqueci de tirar fotos.
Imagem

Bom o filtro passou no teste de vasamento sem problemas agora é hora de colocar as midias. Aqui no México e bastante usado essa pedra de origen vulcanica chamada Tezontle para a filtragem biologica, a textura muito parecida com a pedra pomes, mas tem a vantagem de ser neutra não alcaliniza a água.
Imagem
Imagem
Imagem

O tezontle já no filtro coloquei um pouco mais de 2/3 do pote cheio.
Imagem

Depois completei com perlon.
Imagem

A flauta para coleta de agua e o retorno pro aquario.
Imagem

O filtro como falei e para um projeto novo que ainda não comecei a montar até agora só tenho a caixa de vidro e agora o filtro mas eu vou deixar ele rodando no meu aquario atual para ir pegando biologia e quando montar o aquario novo não preciso começar do 0. cortei o cano nessa altura para eu poder conectar e desconectar mais facil para limpeza.
Imagem
Imagem

Agora o filtro no lugar e ja funcionando no aquario atual de 100 litros, eu reguei a vazão da bomba en 1/3 mais ou menos para que não movimentar muito a agua.
Imagem
Editado pela última vez por Hubert Demary em Qua 14/Mai/2014 00:18, em um total de 1 vez.