Pular para o conteúdo principal

Flowerhorn Apresentação e História da espécie

Flowerhorn Apresentação e História da espécie
                                          *King Kamfa
                                            *ZZ Red Dragon
                                             *Kamfa red



O Flowerhorn surgiu com a importação dos ciclídeos, Papagaio (Cichlasoma citrinellum x Cichlasoma synspilum), e Red Devil (Amphilophus labiatus), para a Malásia, durante a década de 90.

Quais ciclídeos foram utilizados no processo de hibridação, ainda é um segredo. Mistério esse, que deu origem a muitas teorias, alguma mais, outras menos prováveis; a ascendência mais admissível, é a de que este seja fruto do cruzamento entre o Ciclídeo Trimaculado (Amphilophus trimaculatus) x Midas (Amphilophus citrinellus), Red Devil (Amphilophus labiatus), e Ciclídeo Cabeça-Vermelha (Vieja synspila). Essas espécies apresentam híbridos em ambientes naturais, mas não restam duvidas, de que os Flowerhorns, sejam fruto de cruzamentos realizados deliberadamente por tratadores.

Inicialmente haviam três variedades de Flowerhorn no mercado: ZZ, GM, JK (goldenbase). Mas os exportadores perceberam, que aos tratadores pouco importava tais denominações. O que estes queriam de fato, resumia-se a um exemplar deslumbrante.
Devido a grande demanda (Verdadeira febre), os exportadores começaram a cruzar as espécies, na tentativa de aperfeiçoar-las, e organiza-las, dando origem ao FH denominado Pérola, que acabou com o padrão Trimaculatus, originado o ZZ. Posteriormente surgindo o Kamfa, cruzamento de qualquer uma das três variedades, até então existentes, com o Vieja synspila, ou Papagaio (Cichlasoma citrinellum x Cichlasoma synspilum). Surgindo assim dois grandes grupos distintos de exportadores/tratadores: Aqueles que exportavam/tratavam ZZ'S x Aqueles que exportavam/tratavam Kamfas.
A disputa de mercado fez com que os cruzamentos fossem realizados, cada vez mais propositalmente, como pode ser, prontamente observado, na imagem que segue abaixo:


Os aquários para esse híbrido, devem ser de no MINÍMO: 100cm x 40cm x 50cm (200L); ideal: 150cm x 40cm x 50cm (300L); numa faixa de pH compreendida entre 7.0 – 8.0, sendo a dureza indiferente, e a temperatura ideal tropical 24º – 28ºC. 

A alimentação deve ser a mais variada possível, composta por rações especiais para ciclídeos, combinadas com ofertas periódicas de alimentos vivos.

Dentre os ciclídeos, não pairam duvidas de que esse seja o mais interativo, para com o seu dono; a grande maioria dos tratadores que possuem Flowerhorn, mantendo-os de maneira salutar, exercendo o mínimo de confiança e respeito sobre o seu exemplar, conseguem diferentes níveis de interação, que vão desde comer na mão, fazer carinho no "kok" ( protuberância presente na cabeça; calo nupcial), até retira-lo do tanque.

Como foi demonstrado, existem diversas variedades, dentre elas a Golden Monkey, que obteve o maior valor já ofertado a um FH na historia, algo em torno de $600.000,00 dólares, numa feira de aquarismo realizada na malásia. As mais populares dentre elas são o Kamfa, Zhen Zhu, Golden Base (Faders), King Kamfa, Kamfamalau, IndoMalau, Tan King... 

Reprodução: São Ovíparos e os pais cuidam das proles. Sendo essa altamente rentável ao tratador, tamanha demanda no hobby; verdadeira febre dentre os admiradores de híbridos.

Dentre variedades originadas de cruzamentos que envolvam cerca de seis espécies de jumbos sul, centro, e norte-americanos, e até híbridos como o Papagaio Blood e King Kong, existem aquelas que tendem a ser mais, ou menos férteis. Tem-se a consciência empírica, de que aqueles que possuem olhos vermelhos, são mais férteis, enquanto aqueles que possuem olhos brancos, ou amarelos, menos férteis.

O Kamfa de linhagem pura por exemplo, possui características desfavoráveis à reprodução (Olhos brancos, ou amarelos), o que torna-o relativamente caro, sendo a maioria das matrizes desse, resultado de um só cruzamento, originando alguns espécimes de qualidade superior e vigor híbrido.
                                         *Kamfa de linhagem pura

O ZZ é aquele que atinge a maturidade sexual mais precocemente, e são os que estão dispostos em maior numero nas lojas de aquarismo pelo mundo. Esta estirpe não exige tratamento especial, além das práticas de reprodução comuns aos Flowerhorns. 

                                         *ZZ (Zhen Zhou) Blue Dragon - reproduzido aqui no Brasil (Criador Fernando)

                                         *ZZ Red Dragon - também reproduzido no Brasil (Criador Fernando)

Postagens mais visitadas deste blog

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, ...

Permanganato de Potássio, um aliado do aquarista.

  Aquário comprado, já definiu o layout, com um tronco e uma raiz saindo por detrás de um belo arranjo de pedras e que será cercado por lindas plantas aquáticas, então é só encher de água e pronto não é? Não! Todo material a ser utilizado num aquário deve ou pelo menos deveria ser tratado previamente antes de ser inserido no mesmo, pois podem conter bactérias, parasitas, fungos, ovos de insetos e caramujos e os esporos das famigeradas algas que apesar de importantes num ecossistema é o terror de muitos aquaristas. Uma simples lavada debaixo de água corrente pode não ser suficiente para resolver os problemas acima, então o que fazer? Ai é que entra o nosso aliado, o Permanganato de Potássio. O permanganato de potássio foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Nessa fusão obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mud...

Como Fazer uma Cachoeira no Aquário

  Este aquário está classificado entre os melhores do International Aquatic Plant Layout Contest edição 2007, com um efeito pra lá de diferente: Uma cachoeira. É isso mesmo, uma cachoeira dentro do seu aquario, veja a imagem ao lado, interessado? Siga o roteiro. Ao mais afoitos tenham em mente que este é um recurso de paisagismo que exige disposição, como não há muito controle sobre o funcionamento do projeto é preciso ter cuidado com o volume de areia, o funcionamento da bomba, a limpeza da areia, etc, etc, etc... Obviamente também não é algo que seja funcional para ficar rodando 24h no seu aquário. É um recurso curioso e que chama muito a atenção, pode ser um recurso interessante para uma feira ou exposição, certamente não vai faltar gente pra ficar babando na frente da sua cachoeira. Você vai precisar de cano, mangueira fina, adesivo, alguma ferramenta de corte, folhas de material plástico, areia fina de silica ou quartzo, um pouco de imaginação e disposição. Selecione um tudo ...